Mais de 85% da energia produzida no Brasil é limpa. Crédito: Banco Mundial, Mariana Ceratti

Mais de 85% da energia produzida no Brasil é limpa. Crédito: Banco Mundial, Mariana Ceratti

Brasil lidera transição energética na América Latina

No mundo, país é o 12º em produção de energia limpa em lista divulgada pelo Fórum Econômico Mundial

19/06/2024 às 17:30 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

O Brasil é o 12º país do mundo e o primeiro da América Latina mais bem preparado para a transição energética necessária para deter mudanças climáticas, segundo classificação divulgada nesta quarta (19) em relatório do Fórum Econômico Mundial.

O país, que segundo o relatório lidera o investimento das grandes potências em energias limpas como a hidroeletricidade ou os biocombustíveis, subiu duas posições na classificação face ao ano anterior, ultrapassando assim o Reino Unido e os Estados Unidos.

A Suécia volta a ser classificado como o melhor país, seguida também mais uma vez pela Dinamarca, enquanto há pequenas variações nas posições seguintes, ocupadas pela Finlândia (quarta em 2023), Suíça e a França.

A Alemanha é o 11º, enquanto a China é o 17º, os Estados Unidos o 19º, o Japão o 26º e a Itália o 41º, segundo o 'ranking' de 120 países que coloca a Tanzânia, Iémen e República Democrática do Congo em último lugar.

Procura por petróleo deve diminuir em 2024, diz Agência Internacional de Energia

Hidrelétrica. Crédito: Alan Santos, PR, Arquivo

O Fórum Econômico Mundial, entidade organizadora das cúpulas anuais de líderes políticos e econômicos em Davos, na Suíça, afirma que as incertezas globais estão a diminuir o ritmo da transição energética nos últimos três anos.

Dos 120 países estudados, 107 fizeram progressos na última década, embora “as perspectivas globais sejam prejudicadas pela volatilidade econômica, pelas crescentes tensões geopolíticas e pelas mudanças tecnológicas”.

Secretário da OPEP: Energias renováveis não substituem combustíveis fósseis

O relatório informa que no ano passado foram investidos 1,8 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) na transição para energias limpas. 

É um valor recorde, que representou um aumento de 17% em relação ao ano anterior, embora as emissões do setor tenham continuado a crescer.

Com a Agência Lusa

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens