Airbus A330-200, conhecido como KC-30, deixou a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com escala em Portugal. Crédito: FAB/Divulgação

Airbus A330-200, conhecido como KC-30, deixou a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com escala em Portugal. Crédito: FAB/Divulgação

Voo da FAB para repatriar brasileiros no Líbano deve pousar nesta sexta em Beirute

Avião da FAB em Lisboa aguarda autorização para resgatar brasileiros afetados pelo conflito

03/10/2024 às 12:02 | 4 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

O governo brasileiro prevê que o avião (FAB) de prontidão em Lisboa parta para Beirute, no Líbano, às 5h desta sexta (4). A missão dos militares é repatriar uma primeira leva de brasileiros encurralados no conflito entre o grupo islâmico Hezbolá e o governo israelense de Benjamin Netanyahu.

A ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é para que os brasileiros sejam resgatados o quanto antes. O Líbano sofre com os contínuos ataques aéreos israelenses contra áreas civis em Beirute, no Sul do país e no Vale do Beqaa.

A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, leva em conta as condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da FAB é decolar do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto, com pelo menos 220 brasileiros. 

Confira imagens do pouso do avião da FAB no Aeroporto Internacional de Lisboa Humberto Delgado:

“A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, diz a nota do Itamaraty.

Nesta quinta (3), o maior avião da Força Aérea Brasileira, que chegou no dia anterior por volta das 10h, permanecia em Lisboa como escala para reabastecimento e facilitar o trajeto até o Oriente Médio.

Na semana passada, os bombardeios israelenses no Líbano causaram a morte de dois adolescentes brasileiros. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país.

"É um voo que se assemelha ao que a gente fez ano passado na operação Voltando em Paz", explicou o tenente-coronel aviador Marcos Fassarella Olivieri, que também pilotou aviões que levaram brasileiros repatriados de Israel.

"Nós temos a capacidade de por voo repatriar 220 pessoas, além de trazer pets", acrescentou.

A operação, que desta vez recebeu o nome de “Raízes do Cedro” (em referência à árvore nativa das montanhas da região mediterrânica), também conta com psicólogos, médicos e enfermeiros para dar suporte para a tripulação e também para os passageiros.

Em vídeo publicado pelo presidente Lula, o piloto da FAB disse se "enche de orgulho" em participar desse trabalho:

"Uma missão de tamanho vulto e tamanho importância, de podermos trazer os nossos compatriotas de uma zona de guerra e trazer para um local seguro. Nós vamos fazer isso quantas vezes forem necessárias", afirmou Marcos Fassarella Olivieri.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens