Casa Branca. Crédito: Governo dos EUA, reprodução

Casa Branca. Crédito: Governo dos EUA, reprodução

Casa Branca diz que Rússia tem 'perturbadora' e inovadora arma antissatélite

Novo armamento ainda não está operacional, segundo o serviço de informação norte-americano

15/02/2024 às 22:24 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

A Casa Branca confirmou nesta quinta (15) que a Rússia obteve uma "perturbadora" e inovadora arma antissatélite, mas disse que não pode provocar diretamente "destruição física" na terra.

O porta-voz do Conselho de Segurança nacional, John Kirby, indicou que responsáveis dos serviços de informações norte-americanos confirmaram que a Rússia tem a nova arma, mas acrescentou que ela ainda não está operacional.

Os responsáveis norte-americanos analisam as características da tecnologia emergente e mantiveram contactos com aliados e parceiros sobre o tema.

“Primeiro, não se trata de uma capacidade ativa que tenha sido utilizada, e, apesar de ser perturbador o fato de a Rússia manter esta particular capacidade, de momento não existe qualquer ameaça para a segurança”, disse Kirby.

“Não estamos a referir-nos a uma arma que possa ser utilizada para atacar seres humanos ou provocar destruição física na terra”, adiantou.

A Casa Branca confirmou estas alegações após um alerta emitido na quarta-feira pelo republicano Mike Turner, presidente do Comitê de Informações do Senado, que conclamou a administração do presidente Joe Biden a desclassificar informação sobre o que definiu como séria ameaça à segurança nacional.

Com a Agência Lusa

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens