Alexei Navalny. Crédito: X Ivan Zhdanov, reprodução

Alexei Navalny. Crédito: X Ivan Zhdanov, reprodução

Comunidade russa em Lisboa organiza protestos após morte de Alexei Navalny

Principal opositor do presidente Vladimir Putin morreu na prisão, segundo autoridade prisional russa

16/02/2024 às 16:52 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

Cidadãos russos em Portugal programam se concentrar nesta sexta (16) e sábado (17) junto à Embaixada da Rússia em Lisboa, em homenagem ao opositor do Kremlin Alexei Navalny, que morreu numa prisão do Ártico, onde cumpria pena de 19 anos de cadeia.

Fonte da comunidade russa em Portugal explicou à Agência Lusa que estão confirmadas duas concentrações na Rua Visconde de Santarém, junto à embaixada russa em Lisboa.

A primeira, nesta sexta, estava marcada a partir das 16h, enquanto no sábado a concentração de homenagem a Navalny será às 14h30.

Ainda sem confirmação, mas já comunicadas às autoridades portuguesas, também há protestos marcados para o esta sexta no Porto, na Praça da República, às 18h, e em Braga, na Praça da República, às 18h30.

Morte de Navalny

Alexei Navalny, líder da oposição russa, morreu nesta sexta, aos 47 anos, numa colônia penal no Ártico onde cumpria uma pena de 19 anos de prisão, segundo os serviços penitenciários da Rússia.

Os apoiadores de Navalny ainda não confirmaram a notícia divulgada pela agência oficial russa TASS.

Navalny era considerado o principal opositor do regime do presidente Vladimir Putin.

Ativistas russos em Portugal têm organizado protestos semanais junto da Embaixada da Rússia em Lisboa, em protesto contra a invasão russa da Ucrânia e contra o regime liderado por Vladimir Putin.

Em 21 de janeiro, em Lisboa e no Porto, houve comícios de protesto contra Putin, com o objetivo de denunciar as “pseudo-eleições de março”, em que Vladimir Putin será novamente candidato.

Com a Agência Lusa

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens