Alessandro Candeas, novo cônsul-geral do Brasil em Lisboa. Crédito: Aquivo Pessoal

Alessandro Candeas, novo cônsul-geral do Brasil em Lisboa. Crédito: Aquivo Pessoal

Diplomata Alessandro Candeas é o novo cônsul-geral do Brasil em Lisboa

Candeas deixa a representação brasileira em Ramallah, na Palestina, para ocupar o cargo na capital portuguesa

20/08/2024 às 16:34 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o diplomata Alessandro Candeas no cargo de cônsul-geral do Brasil em Lisboa. A nomeação consta na edição do Diário Oficial da União publicada nesta terça (20). 

Candeas, portanto, deixa a função de embaixador na representação do Brasil em Ramallah, na Palestina, cargo que ocupava desde dezembro de 2020. Em mensagem à reportagem, o ainda embaixador afirmou que permanece até outubro em Ramallah.  

A partir de então, o diplomata assumirá a posição de cônsul-geral na capital portuguesa na cadeira em que antes estava o também diplomata Wladimir Valler Filho, que foi transferido para o cargo de cônsul-geral do Brasil em Hong Kong.  

Na Palestina, conforme registrou a Agência de Notícias Brasil-Árabe, Candeas trabalhou para estreitar os laços entre o Brasil e o Estado Palestino —isso antes de a guerra entre Israel e Hamas estourar, em 7 outubro de 2023. 

Os números mais recentes apresentados pelo Ministério da Saúde do Hamas indicam que mais de 40 mil palestinos foram mortos desde que se iniciou o confronto. No ataque do grupo islâmico a Israel morreram 1,2 mil israelenses e mais de duas centenas de pessoas foram sequestradas

Para o lugar de Candeas em Ramallah, o presidente Lula nomeou o diplomata Oswaldo Biato Júnior. As alterações na diplomacia são assinadas pelo presidente Lula e subscritas pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Nomeação de Alessandro Candeas no cargo de cônsul-geral do Brasil em Lisboa. Crédito: Reprodução

O que faz o cônsul-geral? 

Antes de entender o que faz um cônsul-geral, entenda na explicação do Ministério das Relações Exteriores qual é a diferença entre diplomata, embaixador, cônsul-geral, cônsul honorário e chanceler.

- Diplomata é o servidor público aproevado no concurso do Instituto Rio Branco.

- Embaixador é o título conferido ao chefe de uma missão diplomática, que podem ser realizadas em embaixadas e representações junto a organismos internacionais —o embaixador pode ou não pertencer à carreira diplomática. 

Sobre o ponto anterior, é prerrogativa do presidente da República indicar embaixadores, e qualquer cidadão pode ser designado.

- O cônsul-geral" é o título conferido ao diplomata que chefia um consulado-geral.

- E chanceler" é o título conferido ao ministro das Relações Exteriores, sobretudo na tradição latino-americana.

Também por definição do Ministério das Relações Exteriores, um consulado-geral é subordinado à embaixada no país e não tem função de representação política. Basicamente, o consulado-geral tem a atribuição de prestar assistência consular à comunidade de cidadãos em outro estado. 

Significa apoio em emissão de vistos, passaportes e outros documentos. Também registros de nascimento, casamento e óbito; permissão do direito de voto; garantia as direitos humanos aos nacionais brasileiros; defesa contra atos discriminatórios; orientação jurídica etc.

O cônsul-geral, portanto, chefia o andamento das equipes que cuidam desses serviços. 

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens