Empresas brasileiras no mundo: 5 conselhos do presidente do Sebrae para quem quer atuar no exterior

Décio Lima conversou com a BRASIL JÁ durante o Web Summit, em Lisboa

25/01/2024 às 18:33 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

Uma ação conjunta da ApexBrasil (a agência brasileira de fomento à exportação) e do Sebrae apresentou ao mercado europeu 400 startups brasileiras no segundo semestre do ano passado, durante a Web Summit 2023, em Lisboa. O evento é a maior conferência internacional na área de tecnologia e costuma reunir pessoas e empresas de 160 países. 


O objetivo da última edição foi discutir o futuro tecnológico, apresentar soluções de mercado e permitir a possibilidade de negócios. A BRASIL JÁ percorreu a feira, conversou com brasileiros de algumas das startups e também representantes em postos estratégicos de empresas já consolidadas e instituições públicas de fomento ao empreendedorismo.


Assim como outros líderes presentes no evento, o presidente do Sebrae, Décio Lima, afirmou à reportagem que a instituição desempenha papel crucial na promoção da cultura exportadora, facilitando a internacionalização de micro e pequenas empresas. 


Lima enfatizou a importância de compreender a configuração global, fomentando a integração e a troca de experiências entre países. Perguntado sobre como é possível que empresários brasileiros tenham mais presença no exterior, o presidente do Sebrae deu as seguintes cinco ideias: 


1 - inserir o mercado internacional no planejamento estratégico; 

2- avaliar a capacidade de exportação do negócio; 

3- escolher produtos ou serviços competitivos; 

4 - identificar mercados favoráveis; 

5 - e selecionar a melhor maneira de entrar.


Startups com sangue verde e amarelo 


Uma das startups que chamou atenção da BRASIL JÁ foi a Aeroriver, que apresentava um barco voador chamado Volitan. É um produto que, à primeira vista, tem o potencial de impactar o transporte de cargas e de pessoas na região amazônica. A Aeroriver afirma aliar sustentabilidade e inovação. 


O protótipo apresentado no evento é impressionante. Comporta dez passageiros, além de dois tripulantes e, segundo a empresa, pode alcançar uma velocidade de 150 quilômetros por hora e uma autonomia de 450 quilômetros. O combustível, por enquanto, é gasolina (produto mais facilmente encontrado na região). 


Ainda assim, a empresa garante que o barco emite menos CO2 do que os que estão atualmente em operação. A startup planeja, em breve, criar a versão com motor parcialmente elétrico. 


Ainda no tema sustentabilidade, outras duas startups se destacaram: a Ourcard, por exemplo, propôs um cartão de material reciclado, no qual se pode concentrar informações pessoais de cada cidadão, ajudando, assim, a diminuir a quantidade de plástico em circulação. 


A Chemical Inovação também criou um sensor de monitoramento de água em tempo real, mais barato e eficiente que os atuais no mercado. O objetivo é atrair empresas e governos. 


Portugal, a porta de entrada


O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, disse à reportagem que o governo brasileiro vai instalar em Lisboa a Casa Brasil, que será um centro dedicado à promoção da economia, dos produtos e serviços, de startups e da cultura brasileiros. 


“Portugal será a porta de entrada para as empresas brasileiras na Europa”, afirmou Viana, repetindo a fala de Lula durante sua visita a Lisboa no ano passado. O local vai reunir representações da Apex, do Sebrae, da Fiocruz e da Embratur. 



Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens