Uma ação conjunta da ApexBrasil (a agência brasileira de fomento à exportação) e do Sebrae apresentou ao mercado europeu 400 startups brasileiras no segundo semestre do ano passado, durante a Web Summit 2023, em Lisboa. O evento é a maior conferência internacional na área de tecnologia e costuma reunir pessoas e empresas de 160 países.
O objetivo da última edição foi discutir o futuro tecnológico, apresentar soluções de mercado e permitir a possibilidade de negócios. A BRASIL JÁ percorreu a feira, conversou com brasileiros de algumas das startups e também representantes em postos estratégicos de empresas já consolidadas e instituições públicas de fomento ao empreendedorismo.
Assim como outros líderes presentes no evento, o presidente do Sebrae, Décio Lima, afirmou à reportagem que a instituição desempenha papel crucial na promoção da cultura exportadora, facilitando a internacionalização de micro e pequenas empresas.
Lima enfatizou a importância de compreender a configuração global, fomentando a integração e a troca de experiências entre países. Perguntado sobre como é possível que empresários brasileiros tenham mais presença no exterior, o presidente do Sebrae deu as seguintes cinco ideias:
1 - inserir o mercado internacional no planejamento estratégico;
2- avaliar a capacidade de exportação do negócio;
3- escolher produtos ou serviços competitivos;
4 - identificar mercados favoráveis;
5 - e selecionar a melhor maneira de entrar.
Startups com sangue verde e amarelo
Uma das startups que chamou atenção da BRASIL JÁ foi a Aeroriver, que apresentava um barco voador chamado Volitan. É um produto que, à primeira vista, tem o potencial de impactar o transporte de cargas e de pessoas na região amazônica. A Aeroriver afirma aliar sustentabilidade e inovação.
O protótipo apresentado no evento é impressionante. Comporta dez passageiros, além de dois tripulantes e, segundo a empresa, pode alcançar uma velocidade de 150 quilômetros por hora e uma autonomia de 450 quilômetros. O combustível, por enquanto, é gasolina (produto mais facilmente encontrado na região).
Ainda assim, a empresa garante que o barco emite menos CO2 do que os que estão atualmente em operação. A startup planeja, em breve, criar a versão com motor parcialmente elétrico.
Ainda no tema sustentabilidade, outras duas startups se destacaram: a Ourcard, por exemplo, propôs um cartão de material reciclado, no qual se pode concentrar informações pessoais de cada cidadão, ajudando, assim, a diminuir a quantidade de plástico em circulação.
A Chemical Inovação também criou um sensor de monitoramento de água em tempo real, mais barato e eficiente que os atuais no mercado. O objetivo é atrair empresas e governos.
Portugal, a porta de entrada
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, disse à reportagem que o governo brasileiro vai instalar em Lisboa a Casa Brasil, que será um centro dedicado à promoção da economia, dos produtos e serviços, de startups e da cultura brasileiros.
“Portugal será a porta de entrada para as empresas brasileiras na Europa”, afirmou Viana, repetindo a fala de Lula durante sua visita a Lisboa no ano passado. O local vai reunir representações da Apex, do Sebrae, da Fiocruz e da Embratur.