Escritora Fernando Ribeiro. Crédito: Reprodução/UCCLA

Escritora Fernando Ribeiro. Crédito: Reprodução/UCCLA

Escritora brasileira vence prêmio de revelação literária

Romance 'Cantagalo', de Fernanda Ribeiro, concorreu com outras 167 obras de 15 países

27/03/2024 às 13:41 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

A escritora brasileira Fernanda Ribeiro foi a vencedora da 9.ª edição do prêmio Revelação Literária da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, com o romance "Cantagalo". O júri considerou que a obra é uma "alegoria de todo o Brasil". 

"[É uma] História de peripécias rápidas, diálogos vivos, o que atravessa este livro como rio subterrâneo é não só a condição feminina e a questão da escrita, mas a própria condição do livro como possibilidade de escapar a uma vida vazia, concreta, feita de cenas sem sentido nesse lugar", afirmaram os jurados.  

"Cantagalo" foi escolhido em meio a outras 168 candidaturas de 15 países: Ásia (Timor-Leste), África (Países de Língua Portuguesa e Senegal), América (Brasil), Europa (Alemanha, Polónia, Holanda, Reino Unido, Suíça), e Médio Oriente (Israel).

LÍDIA JORGE: Português europeu ser preponderante 'caiu por terra', diz escritora

O Brasil, informou a organização do prêmio, tem sido o país com o maior número de candidaturas.

Houve, ainda, duas menções honrosas a à poesia do brasileiro Frederico da Cruz Vieira de Sousa, com "Chão de Saibro", e outra ao romance "A Sintaxe da Guerra", do angolano Joaquim Njungo Jeremias.

Sobre "Chão de Saibro", os jurados ressaltaram que a obra traz "experiências gráficas da poesia visual, da experimentação icônica do texto, transformado em verdadeiro texto-trama-tecido de palavras". 

Para a comissão que analisou as obras, o livro de Frederico Vieira de Sousa representa um conjunto de poemas em que "o som e seus jogos se sobrepõem ao significado".

E no romance "A Sintaxe da Guerra", do angolano de 29 anos Joaquim Njungo Jeremias, o júri considerou que a através da obra a "África canta a sua dor" e que os protagonistas "são alegorias de todos os que enfrentaram a guerra colonial".

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens