Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Crédito: Presidência da República, divulgação

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Crédito: Presidência da República, divulgação

Extensão de validade de documentos e vistos de estrangeiros é promulgada

Texto do governo chancelado pelo presidente Marcelo também aprova regras do plano para as migrações

28/06/2024 às 17:35 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou nesta sexta (28) o texto do governo que aprova regras no âmbito do plano para as migrações, atribuindo novas competências à Aima, reformula o Observatório das Migrações e prorroga o prazo de validade dos documentos e vistos de estrangeiros.

A promulgação era mais uma etapa necessária à validação do texto do governo. Entretanto, ainda falta conhecer os detalhes referentes à data de corte que será imposta aos interessados na regularização. 

O texto do decreto-lei precisa esclarecer as diretrizes desse prolongamento do prazo dos documentos, como é o caso do certificado para cidadãos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que milhares de brasileiros aderiram. 

Provavelmente, o decreto deve ser publicado no Diário da República neste sábado (29) ou na segunda (1º), procedimento que já não cabe mais à Presidência.

Junho de 2025, a nova data limite

Documentos e vistos de imigrantes em Portugal terão a validade estendida até junho de 2025

O anúncio após reunião do Conselho de Ministros na terça (25) trouxe alívio para boa parte dos estrangeiros que vive em terras lusitanas e esperava uma ação do Executivo em relação à caducidade dos papéis. 

O advogado José Eduardo Rosa, colunista da BRASIL JÁ, deu a seguinte explicação para o anúncio do governo: 

"O que houve foi a prorrogação dos vistos, a prorrogação das autorizações de residência e a prorrogação do certificado de residência da CPLP. Entretanto, o decreto ainda não foi publicado. Provavelmente, serão definidas datas de início". 

Rosa exemplifica que, se o decreto fosse genérico, um título vencido em 2020 também teria validade. "Muito provavelmente terá uma data de corte", afirmou.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens