11/10/2024 às 12:12
| 2 min de leitura
Publicidade
O Festival Literário Internacional de Óbidos, o Fólio, começou na quinta (10) e vai até o dia 20 deste mês. Serão mais de seiscentas atividades em torno do livro e da leitura, com o peculiar tema “inquietação” como protagonista desta edição do evento.
A escritora brasileira Conceição Evaristo é uma convidadas e participará, nesta sexta (11), de uma mesa na qual irá expor obras próprias. “Olhos d’Água” e “Canção para Ninar Menino Grande” serão lançadas em Portugal pela autora durante o Fólio.
A mineira Conceição Evaristo, de 77 anos, traz em seus contos, romances, poesias e ensaios questões ligadas à ancestralidade e afrobrasilidade. A autora é um expoente da literatura contemporânea brasileira e um dos principais nomes que representam o movimento negro no Brasil.
Outras obras de Evaristo, já lançadas no Brasil, também já são vendidas em solo português, como Cadernos Negros (1990); Ponciá Vicêncio (2003); Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2011) e outras.
O Fólio Autores tem nesta edição catorze mesas, com 39 intervenientes, entre os quais 22 autores estrangeiros e três autores portugueses a debaterem temas como a Europa, o conflito, a desordem, o medo, o ódio, o luto, a diferença, a culpa, o amor, o humor, a mulher, o livro, a perda ou, simplesmente, o cotidiano.
O festival acontece na charmosa vila de Óbidos, que fica a 80 quilômetros de Lisboa.
Outros autores em destaque
Outros convidados também são nomes premiados da literatura mundial, como a etíope-americana Maaza Mengiste, o ucraniano Andrei Yuryevich e a neozelandesa Eleanor Catton, a mais jovem a receber do Booker, em 2013, quando tinha 28 anos.
O britânico Max Porter, a espanhola Irene Vallejo e a sul-coreana Anna Kim, vencedora do Prémio da União Europeia da Literatura, também estarão no Fólio, que conta ainda com a presença de Ricardo Araújo Pereira.
Esta edição do festival terá cerca de cem ilustradores participando em oficinas, mesas e lançamentos e shows. Por falar em música, alguns artistas vão se apresentar nos dias do evento.
Um seminário internacional de educação, oficinas, lançamento de livros e 27 exposições estarão na vila de Óbidos, localizada no distrito de Leiria.
Esta edição do festival é em comemoração aos 50 anos do 25 de Abril e dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.