A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, anunciou nesta terça (16) que o governo criará um serviço presencial integrado para que imigrantes solicitem —de uma só vez— o NIF (Número Pessoal de Identificação Fiscal), NISS (Número de Identificação de Segurança Social) e NNU (Número Nacional de Utente).
A medida consta em plano apresentado hoje pelo governo para reduzir a burocracia em Portugal. No trecho em que se refere aos imigrantes, são mencionadas no documento as centenas de milhares de processos de regularização pendentes e as filas no atendimento presencial.
Como solução futura, é previsto criar o serviço integrado que sirva como solução para cidadãos com autorização de residência, cidadãos da União Europeia que vivam em Portugal, requerentes de proteção internacional e cidadãos com status de refugiados.
Também está no plano que a medida permitirá a realização dos serviços e obtenção dos três números de forma simultânea, o que o governo espera que, com isso, se reduza o tempo para realizar os trâmites de forma autônoma. O prazo para a implementação do serviço é o quarto trimestre deste ano.
Balseiro Lopes discursou no final da reunião do primeiro Conselho de Ministros dedicado à Transição Digital e Modernização, que ocorreu hoje na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova (Nova FCT), em Almada.
Em relação às Lojas do Cidadão, a governante detalhou que atualmente há 72 espaços e, segundo a ministra, o compromisso do governo é até 2026 chegar a 95 locais.
Uma das "grandes vantagens" das Lojas de Cidadão é, disse Balseiro Lopes, "encontrar no mesmo local um conjunto" de entidades, desde as Finanças, passando pela Segurança Social, entre outros.
Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ
Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições
MENSAGEM AOS LEITORES
Jornalismo brasileiro na Europa
Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.
O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.
Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.