A partir da direita: Antero Greco, Silvio Luiz e Apolinho. Crédito: Arquivo Pessoal

A partir da direita: Antero Greco, Silvio Luiz e Apolinho. Crédito: Arquivo Pessoal

Greco, Silvio Luiz e Apolinho: o adeus a ícones do jornalismo esportivo no Brasil

Trio fez história no rádio e na televisão

16/05/2024 às 16:43

O Brasil perdeu três de seus grandes comunicadores do esporte num espaço de dois dias: Antero Greco, Silvio Luiz e Washington Rodrigues, o Apolinho. 

Na quarta (15), morreu, aos 87 anos, Apolinho, ícone da radiodifusão brasileira. Apresentador e comentarista da Super Rádio Tupi, ele estava internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, tratando de um câncer. 

O velório do corpo de Apolinho foi nesta quinta (16), na sede do Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea, zona sul do Rio. Em fevereiro último, o Show do Apolinho, apresentado por ele, completou 25 anos no ar na Tupi. 

Antes da emissora, Apolinho trabalhou em outras empresas de comunicação, mas foi após a cobertura da Copa do Mundo de 1978 que o repórter radialista ganhou notoriedade ao trabalhar com outro ícone do rádio, José Carlos Araújo, o Garotinho. 

A dupla fez história e é uma das parcerias mais emblemáticas da história do rádio. Trabalharam nas rádios Globo e Nacional, e depois se reencontraram na Super Rádio Tupi, em 2015. O apelido Apolinho foi dado pelo locutor Celso Garcia, e faz alusão aos equipamentos usados pelos astronautas da missão Apollo 11.    

A despedida de Silvio Luiz

O narrador esportivo Silvio Luiz morreu nesta quinta, em São Paulo, aos 89 anos. Ele estava internado desde o dia 8 de maio no Hospital Oswaldo Cruz, que confirmou a morte do narrador. A causa comunicada pela unidade de saúdef foi falência de múltiplos órgãos. Greco deixa três filhos e a esposa.

Assim como Apolinho, Silvio Luiz também está na história como um dos grandes do esporte brasileiro. Ele eternizou bordões como: "Olho no lance!", "Pelo amor dos meus filhinhos" e "foi, foi, foi, foi, foi ele!". Foram ao menos dez frases de efeito que ganharam o imaginário popular e que chegaram a ser reproduzidos em jogos de video game, como Pro Evolution Soccer. 

Silvio Luiz ganhou dois prêmios Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), um como narrador de TV, em 2015, e outro pela indicação da diretoria do concurso, em 2010. Em 2012, venceu o Prêmio Comunique-se como melhor locutor esportivo.

Adeus a Antero Greco

Antero Greco, conceituado jornalista esportivo, morreu nesta quinta em São Paulo, aos 69 anos. A ESPN, emissora para qual trabalhava, confirmou a informaçãoEm 2022, ele foi diagnosticado com um tumor no cérebro e no último dia 12, o profissional foi internado no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista. 

Formado em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Greco começo a carreira no início dos anos 1970, no jornal Estadão, onde cheogu a ser editor de Esportes. Foi editor e colunista também no então Diário Popular. 

Passou a ser comentarista de futebol no início dos anos 1990, na Rede Bandeirantes. Entretanto, a sua casa era a ESPN Brasil. Formou dupla com Paulo Soares, a quem chamava de "Paulo Amigão". O entrosamento entre os dois foi marcante e garantiu a audiência do programa "SportsCenter".

"A TV brasileira perde um dos maiores. E a nós, da família ESPN, ficará a saudade e as grandes memórias proporcionadas por Antero. Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Descanse em paz" afirmou, em nota, a ESPN.

Últimas Postagens