Duas clientes num hipermercado. Lisboa, 18 de abril de 2023. Crédito: António Pedro Santos, Lusa

Duas clientes num hipermercado. Lisboa, 18 de abril de 2023. Crédito: António Pedro Santos, Lusa

Inflação desacelera para 2,4% na zona euro; 2,6% na União Europeia

As menores taxas de inflação foram registradas na Lituânia (0,4%), Finlândia (0,6%) e Dinamarca (0,8%)

17/04/2024 às 10:18 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

A taxa de inflação homóloga na zona euro desacelerou, em março, para os 2,4%, segundo informou nesta quarta (17) o Eurostat, que também divulgou um abrandamento para os 2,6% na União Europeia (UE).

Para os países da área do euro, o serviço estatístico europeu confirma a estimativa rápida de uma queda da taxa de inflação anual para os 2,4%, pelo terceiro mês consecutivo, em comparação com os 6,9% de março de 2023 e os 2,6% de fevereiro deste ano.

Na média dos 27 Estados-membros, a taxa de inflação foi de 2,6%, que se compara com a homóloga de 8,3% e a de 2,8% do mês anterior.

As menores taxas de inflação —medidas pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC, que permite comparações entre os Estados-membros)— foram registradas na Lituânia (0,4%), Finlândia (0,6%) e Dinamarca (0,8%).

As taxas de inflação mais altas observaram-se na Romênia (6,7%), Croácia (4,9%), Áustria e Estónia (4,1% cada).

Na comparação com fevereiro, o indicador abrandou em 13 Estados-membros, manteve-se estável em quatro e aumentou nos outros dez.

Em Portugal, a taxa de inflação homóloga, medida pelo IHPC, foi de 2,6% em março, acima da de 2,3% registada em fevereiro, mas registando um forte recuo quando comparada com a de 8,0% de março de 2023.

O Banco Central Europeu definiu o objetivo de 2% para a inflação no médio prazo.

Com a Agência Lusa

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens