Chico Buarque. Crédito: Reprodução Facebook

Chico Buarque. Crédito: Reprodução Facebook

Novo livro de Chico Buarque, 'Bambino a Roma' chega às livrarias

Romance chegou nesta segunda (23) às livrarias portuguesas

23/09/2024 às 15:14 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

“Bambino a Roma”, o novo romance de Chico Buarque que mistura ficção com memórias da época em que o escritor e cantor esteve na capital italiana, ainda adolescente, chegou nesta segunda (23) às livrarias de Portugal. 

A editora Companhia das Letras descreve num "livro irresistível", no qual o leitor é transportado “para um cenário que combina memórias e imaginação, e que revela um rapaz à descoberta da Cidade Eterna, dos laços de amizade, dos sonhos que se evaporam, dos primeiros desejos”.

O livro, editado no Brasil em agosto e em pré-venda no mercado português na semana passada, está situado no período entre o fim da infância e início da adolescência, quando Chico Buarque viveu na Itália, época que coincide com o pós-guerra italiano e o longo processo de recuperação económica do país.

Novo livro de Chico Buarque em Portugal - Foto: Reprodução


O pai do cantor e escritor, o historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, foi convidado a dar aulas numa universidade em Roma, na década de 1950, levando com ele a família. “Bambino a Roma” abre justamente com a partida do Brasil. 

"Agarrado à bola de futebol, olhei para trás ao sair de casa na Rua Haddock Lobo 1625, São Paulo, assim que partiu o caminhão de mudança. Vendo a casa tão vazia, com manchas de mobília no chão e de quadros na parede, entendi que a ausência seria longa, talvez para sempre", escreve Chico Buarque, no início do novo livro. 

Entre os vários álbuns que editou está “Chico Buarque de Hollanda na Itália”, que saiu em 1969 e inclui versões em italiano de músicas de Chico como “A banda”, “Madalena foi pro mar” e “Olê, Olá”.

Francisco Buarque de Hollanda, que completou 80 anos em junho, tem uma carreira musical de seis décadas, mas também se destaca no mundo literário há 50 anos. Além de romances, Chico Buarque é também autor de contos, poesias, peças teatrais e livros infantis. 

“Roda Viva”, “Gota d’Água”, “Ópera do Malandro”, “Chapeuzinho Amarelo”, “Benjamim”, "Leite Derramado", "Anos de Chumbo", "Essa Gente" e “O Irmão Alemão” são alguns dos seus títulos.

Chico Buarque esteve em Portugal no ano passado para receber o Prêmio Camões, em  2019, e para uma série de concertos de apresentação do espetáculo “Que tal um samba”, no Porto e em Lisboa. 

Com a Agência Lusa

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens