12/11/2024 às 11:13
| 2 min de leitura
Publicidade
A inauguração do Pavilhão do Brasil no Web Summit Lisboa 2024 ocorreu nesta terça (12) e ficou marcado como sendo a maior delegação de um país no evento. Segundo Floriano Pesaro, diretor de Gestão Corporativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos, a Apex Brasil, o marco merece nota.
“É um momento de glória para o Brasil ter esse estande enorme, o maior da feira, e ter toda essa diversidade regional, de gênero, racial representando as empresas brasileiras através dessas startups”, afirmou.
Ao todo o Brasil está com cerca de quatrocentas empresas. Metade delas foram a Lisboa com o apoio da Apex e em parceria com o Sebrae.
O chefe para Assuntos Estratégicos do escritório da ApexBrasil em Bruxelas, Aloysio Nunes, afirmou que a função do órgão e do Sebrae é ajudar empreendedores.
"Parabéns pela coragem de atravessarem o oceano buscando o sonho de vocês. Essa fita eu vou inaugurar com enorme prazer. Isso é o Brasil novo, vibrante e inovador que está aqui presente”, afirmou Nunes, que discursou durante a cerimônia de abertura do espaço.
O embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carneiro, também esteve presente e deu as boas-vindas aos empreendedores: “Esta casa é nossa. Isso é o Brasil. O Brasil de todos nós e que se reconstrói e se reinventa todos os dias”, finalizou o embaixador.
Cleo Santana é diretora da Escola de Negócios da Favela da CUF falou sobre a importância da articulação para auxiliar empreendedores periféricos e sobre o talento dos brasileiros nos negócios.
"Quando falamos em inovação olhamos muito para fora, para o exterior, e temos que olhar, sim, mas não podemos deixar de olhar para dentro do Brasil. Tem muita gente boa, gente potente, com startup na favela", finalizou Cleo Santana.
Nesta segunda (11), as empresas brasileiras participaram do Seminário de Internacionalização, organizado pela Apex, Sebrae e Embaixada do Brasil em Lisboa.
O seminário integra a agenda da delegação brasileira no Web Summit 2024 e reuniu executivos, empreendedores e autoridades. A expectativa é que o Web Summit renda frutos em termos de novos negócios, parcerias e expansão de empresas brasileiras na Europa.
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.