Policial que deu uma cabeçada ao motorista de tuk tuk brasileiro. Crédito: Reprodução

Policial que deu uma cabeçada ao motorista de tuk tuk brasileiro. Crédito: Reprodução

Policial que agrediu brasileiro motorista de tuk-tuk responderá a processo disciplinar

Administração Interna decidiu investigar ação do policial municipal de Lisboa

20/06/2024 às 10:50 | 3 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

O Ministério da Administração Interna de Portugal determinou nesta quarta (19) a abertura de um processo disciplinar contra um policial municipal que foi filmado agredindo um condutor de tuk-tuk no Terreiro do Paço, em Lisboa, no dia 30 de maio.

Em nota, o ministério informa que a decisão veio após a Inspetora-Geral da Administração Interna, Anabela Cabral Ferreira, consultar o presidente da Câmara de Lisboa e propor a instauração do processo. 

O documento afirma, ainda, que o momento da agressão, capturado por um vídeo amador, foi amplamente difundido nas redes sociais e noticiado pela imprensa.

No dia 31 de maio, a vereadora do Bloco de Esquerda (BE) na Câmara de Lisboa exigiu a abertura de um inquérito para apurar a agressão do policial municipal ao brasileiro. 

Em vídeos publicados nas redes sociais é possível ver um agente da Polícia Municipal de Lisboa correndo em direção ao condutor, acompanhado de outro agente, e dando-lhe uma cabeçada.


Em um dos vídeos, o policial grita com o motorista e, ao ser interpelado por outro jovem que lhe aponta o dedo, grita repetidamente: “Tira o dedo da minha cara, tira o dedo da minha cara, tira o dedo da minha cara, você, rapaz”.

"Documentos aqui", ordena o agente ao condutor, que estava estacionado antes da faixa de pedestres entre a Praça do Comércio e o Cais das Colunas. Pouco depois, o policial volta a exigir os documentos. 

Os dois policiais se posicionam em frente ao jovem, que levanta os braços, e o mesmo agente lhe dá outra cabeçada e o empurra para os bancos da frente do tuk-tuk.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens