06/08/2024 às 13:20
| 2 min de leitura
Publicidade
Para a “última dança” em Paris, uma despedida em grande estilo, com direito a reverência das adversárias. No mais popular dos aparelhos da ginástica artística, Rebeca Andrade embalou a Arena Bercy e deixou até Simone Biles para trás para fechar a campanha nos Jogos Olímpicos com ouro no solo, com 14.166 pontos.
Foi a sexta medalha olímpica na carreira da paulista, agora absoluta como maior medalhista olímpica do país, à frente dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, com cinco cada.
Foi a primeira vez que uma mulher brasileira chegou ao pódio olímpico no aparelho. Até então, o melhor resultado era um quinto lugar, da própria Rebeca, em Tóquio 2021, e de Daiane dos Santos em 2004, em Atenas.
No masculino, Diego Hypolito e Arthur Nory foram prata e bronze na Rio 2016.
Na capital francesa, o título do solo foi a quarta medalha de Rebeca. Ela também foi prata no individual geral e no salto, além de bronze por equipes. Em Tóquio ela já havia conquistado ouro no salto e prata no individual geral.
O pódio em Paris no solo foi completado pelas americanas Simone Biles, que saiu duas vezes do tablado em suas acrobacias, e Jordan Chiles, bronze. Na cerimônia de premiação, as duas adversárias fizeram uma reverência à “rainha” do solo.
"Estou muito feliz e honrada por estar nessa posição. É algo que é muito difícil de ser conquistado. A gente treina bastante, luta bastante, bate diversas vezes no quase e, às vezes, não acontece. Então realmente é uma honra mesmo poder representar, poder mostrar que é possível e acredito que quando você tem uma equipe que luta pelo mesmo sonho que você e que quer as mesmas coisas que você, as coisas acontecem”, disse Rebeca.
“Eu tenho uma equipe multidisciplinar que é excelente, meu treinador, as meninas e o foco também, a vontade de querer fazer acontecer, mesmo nos dias ruins, os dias que são excelentes, com medo, sem medo, eu vou sair para fazer, sabe? Às vezes eu morro de medo, é normal, faz parte do ser humano, mas tem dias que são mais leves e eu senti que todos os dias aqui foram leves, sabe?", acrescentou a ginasta.
Estou no Chile e acabo de saber do ouro para Rebeca Andrade no solo, sua quarta medalha em Paris. Parabéns para nossa maior medalhista olímpica da história! 🥇🇧🇷
Pela rede social X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em visita oficial ao Chile, comemorou o resultado histórico de Rebeca.
"Acabo de saber do ouro para Rebeca Andrade no solo, sua quarta medalha em Paris. Parabéns para nossa maior medalhista olímpica da história", escreveu o presidente.
Com a Agência Brasil
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.