17/08/2024 às 14:10
| 4 min de leitura
Publicidade
Um dos maiores nomes da história da televisão brasileira, Silvio Santosmorreu neste sábado, aos 93 anos. O apresentador e criador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Silvio Santos ficou hospitalizado devido a um quadro de gripe H1N1, recebeu alta, mas em 1º de agosto precisou voltar à unidade de saúde.
O apresentador icônico deixa seis filhas, que tudo indica continuarão com o legado do pai no comando do SBT.
A história de Silvio Santos se confunde com a da TV do Brasil. Ele passou os últimos sessenta anos no ar, passando pelas principais emissoras do país, uma delas a Rede Globo, até resolver abrir uma própria empresa que batizou de Sistema Brasileiro de Televisão.
Silvio Santos, cujo nome de nascimento é Senor Abravanel, é filho casal Alberto Abravanel e Rebeca Caro e nasceu no Rio de Janeiro em dezembro de 1930. Já na adolescência ele trabalhava para contribuir com a economia do lar.
Uma das passagens mais conhecidas da sua biografia é que Silvio trabalhou como camelô nas ruas da capital carioca vendendo capas para títulos de eleitor.
Silvio Santos, o nome artísitco, veio quando ele passou a vislumbrar um futuro no rádio e na televisão. Foi após uma parceria com Manoel da Nóbrega que, então, emergiu Silvio Santos nas telinhas, em 1962, no programa Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista.
Com o sucesso, em 1963, ano seguinte da estreia na televisão, foi lançado o Programa Silvio Santos, que desde então está no ar no Brasil.
Mensagem do SBT
O SBT, emissora que fundou, divulgou uma mensagem de despedida dedicada ao apresentador. No texto, em parte reproduzido abaixo, a empresa afirma que o sorriso largo e voz tão familiar serão sempre lembrados com muita gratidão.
"Hoje, o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família [Abravanel] é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar serão sempre lembrados com muita gratidão. Descanse em paz que você sempre será eterno em nossos corações", afirmou a emissora.
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.