Cheias no Rio Grande do Sul deixam mais de 200 mil pessoas desalojadas. Crédito: Gustavo Mansur, Palácio Piratini

Cheias no Rio Grande do Sul deixam mais de 200 mil pessoas desalojadas. Crédito: Gustavo Mansur, Palácio Piratini

Tragédia no Rio Grande do Sul: governo português manifesta apoio ao Brasil

Foi decretada calamidade pública por fortes chuvas que deixam mais de duzentos mil desalojados e dezenas de mortes

07/05/2024 às 09:39 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

O governo português manifestou, nesta segunda (6), solidariedade com o povo brasileiro devido às cheias que devastam o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Em nota oficial, o Executivo do país expressou condolências às vítimas e familiares, e informou que apoia o Brasil.

"O governo está solidário com o povo brasileiro, neste momento de enorme dificuldade causado pelas terríveis cheias no Estado do Rio Grande do Sul. Ao presidente Lula da Silva e ao governador [do Rio Grande do Sul] Eduardo Leite, apresentamos condolências e todo o nosso apoio", afirma o governo português.

Até a última atualização, nesta segunda, 85 pessoas morreram por conta das cheias. Mais quatro mortes estão sob investigação para determinar a causa.

O número de feridos chegou a 339, enquanto 134 pessoas ainda estão desaparecidas. Mais de 201 mil pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas, das quais 153 824 ficaram desalojadas e 47 676 estão em abrigos públicos.

As chuvas intensas, que provocaram inundações em grande parte do estado, já afetaram mais de 1,1 milhão de pessoas. O número de municípios atingidos subiu para 385.

Ajuda financeira e consequências

Em resposta à tragédia, o governo federal brasileiro decidiu antecipar a liberação de R$ 580 milhões em emendas parlamentares individuais para cidades do Rio Grande do Sul. Do total, R$ 538 milhões serão destinados a ações na área da saúde pública.

Também como consequência das tempestades e cheias, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, capital do estado, foi fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas. A água das inundações chegou às escadas rolantes no interior do terminal.

Calamidade Pública

Ainda ontem, a Câmara dos Deputados aprovou o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro de 2024. A medida visa facilitar o repasse de recursos federais para o estado.

A aprovação permite:

. Suspensão de limites e prazos da Lei de Responsabilidade Fiscal;

. Ampliação de operações de crédito e recebimento de transferências voluntárias para o estado e municípios;

. Liberação de recursos federais sem a limitação de empenho.

. Outras medidas para auxiliar na reconstrução do estado serão votadas até quarta-feira (8).

A medida ainda precisa ser aprovada pelo Senado. Os deputados da bancada gaúcha foram liberados da presença no plenário nesta semana, mas a Casa buscará registrar sua presença e votos favoráveis.

Com informações da Agência Brasil

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens