Números do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal comprovam: o Brasil é um dos principais parceiros comerciais de Portugal quando o assunto é importações de bens pelo país europeu. O dado consta no relatório "Portugal em números 2023", divulgado recentemente.
No documento, o Brasil aparece em sétimo lugar em ranking de dez países (veja o infográfico mais abaixo) de nações das quais Portugal importa bens. Entre os países de fora União Europeia (UE), a economia brasileira aparece em segundo lugar em bens importados pelos portugueses.
A foto geral do indicador, entretanto, aponta que o volume de importações em Portugal em 2023 caiu em relação a 2022.
Informa o INE que as importações de bens em Portugal no ano passado reduziram 4,2% —ou 4,5 milhões de euros— em relação a 2022, totalizando 105 milhões de euros menos na comparação com 2021.
É verdade, porém, que igualar o volume de importação de bens com o dado de 2022 seria uma tarefa complicada no ano passado.
Isso porque Portugal teve um resultado recorde de importações para a década há dois anos, chegando a importar um volume de 31,8% de bens — o cálculo de importações é obtido pela soma do comércio dentro e fora da União Europeia.
Como é possível ver no gráfico abaixo, além do Brasil, China e Estados Unidos são os outros países de fora da comunidade que aparecem entre as dez nações com atividade mais intensa de importações com Portugal.
No ranking de dez países, a economia brasileira aparece à frente dos Estados Unidos, da Bélgica e da Polônia em volume de importações em Portugal. Se considerarmos só os Estados de fora da UE, o Brasil é o segundo.
O que Portugal importa do Brasil?
Dados de 2023 do sistema de estatísticas do comércio exterior brasileiro indicam que os cinco principais produtos importados por Portugal são:
- Óleos brutos de petróleo (57%);
- Aeronaves e outros equipamentos (6,8%);
- Óleos combustíveis de petróleo (6,3%);
- Produtos laminados planos de ferro ou aço (4,5%);
- Açúcares e melaços (2,5%).
O volume em valores contabilizado pelo mesmo sistema de estatística indica que a comercialização desses e mais produtos somou 3,7 bilhões de dólares.
Exportações
Sobre exportações de bens de Portugal, a publicação do INE registra que também houve queda no ano passado. A redução foi de 1,1%, ou menos 854 milhões de euros em relação ao ano anterior.
O Brasil não aparece no ranking de dez países para os quais Portugal mais exportou, que ficou assim, do primeiro para o último lugar: Espanha (26%), França (12,4%), Alemanha (10,9%), Estados Unidos (6,5%), Reino Unido e Irlanda do Norte (4,9%), Itália (4,5%), Bélgica (2,4%), Angola (1,8%) e Polônia (1,4%).
Ainda assim, os produtos que o Brasil mais importou de Portugal no ano passado foram: gorduras e óleos vegetais, aeronaves e outros equipamentos, bebidas alcóolicas, filés e outras carnes de peixes congelados e demais produtos industriais.