Estudantes universitários no campus Praia Vermelha da UFRJ. Crédtio:Tânia Rêgo, Agência Brasil

Estudantes universitários no campus Praia Vermelha da UFRJ. Crédtio:Tânia Rêgo, Agência Brasil

Brasil tem 18 universidades públicas em ranking mundial de ensino

Na América Latina, o Brasil foi o país com mais universidades no Ranking de Xangai

21/08/2024 às 08:26 | 1 min de leitura | Brasil
Publicidade Banner do projeto - Oxigênio Financeiro

Em ranking que avalia mais de 2,5 mil instituições de ensino superior do planeta, o ensino público brasileiro demonstrou estar bem representado. Na América Latina, o Brasil foi o país com mais universidades classificadas no Ranking Acadêmico Mundial de Universidades 2024, o ARWU.

Publicado na semana passada pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, o levantamento traz 18 universidades públicas do Brasil —15 federais e três estaduais. 

Entre as federais estão a do Rio Grande do Sul (UFRGS); de Minas Gerais (UFMG); do Rio de Janeiro (UFRJ); do Paraná (UFPR); de Santa Catarina (UFSC); de Santa Maria (UFSM); de São Paulo (Unifesp); de Brasília (UnB); de São Carlos (UFSCar); de Viçosa (UFV); da Bahia (Ufba); do Ceará (UFC); de Goiás (UFG); de Pernambuco (UFPE); e de Pelotas (UFPel).  

Ao lado das instituições federais no time brasileiro, estão as universidades estaduais de São Paulo (USP); Paulista (Unesp); e de Campinas (Unicamp).  

Os Estados Unidos lideram as três primeiras posições do ranking, com Harvard University, Stanford University e Massachusetts Institute of Technology (MIT). 

O que é o ranking da Shanghai Consultancy?

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities, também conhecido como Ranking de Xangai, é considerado um dos precursores dos rankings universitários. 

A classificação na listagem se baseia em quatro critérios: 

- Qualidade da educação, que usa como indicador a quantidade de ex-alunos ganhadores de Prêmios Nobel ou Medalhas Fields; 

- A qualidade da instituição, que é medida a partir de dois indicadores: colaboradores que ganharam Prêmios Nobel ou Medalhas Fields e pesquisadores altamente citados; 

- Impacto da pesquisa acadêmica, que é avaliada com base na quantidade de artigos publicados nas revistas Nature e Science, bem como no número de artigos indexados no Science Citation Index Expanded e no Social Science Citation Index; 

- Desempenho per capita, que considera a performance acadêmica por pessoa de uma instituição. 

Aqui é possível saber mais sobre a metodologia usada pela consultoria. 

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens