Marcada para os dias 18 e 19 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa, a Expofranchise contará com um protagonismo verde e amarelo. Representando a maior comunidade estrangeira em Portugal, os brasileiros serão aproximadamente 17% dos expositores.
Das 52 marcas confirmadas, três são originárias do Brasil, quatro foram fundadas em Portugal por brasileiros e outras duas, embora tenham nascido em outro país, são geridas por brasileiros no franchising em Portugal.
Sobre a crescente participação dos brasileiros no setor, Cristina Matos, secretária-geral da Associação Portuguesa de Franchising (APF), afirmou que isso tem ocorrido em três formatos principais.
"Há aqueles que trazem marcas do Brasil para alavancar em Portugal, ou que chegam interessados em marcas com que se identificam no Brasil e que estão disponíveis para internacionalizar. O segundo formato são brasileiros que eles próprios transformam os seus modelos de negócio em franchising e temos vários desses casos na APF", detalhou.
A secretária-geral acrescentou que o terceiro modelo é impulsionado por brasileiros que querem ser franqueados de marcas que já estão implementadas e que permite a eles "empreender com mais segurança".
"Cada vez mais, Portugal é visto como um destino estratégico para investidores internacionais e o franchising tem sido um veículo essencial para canalizar esse investimento", completou a gestora.
Na Expofranchise, alguns representantes desses grupos estarão presentes, com destaque para novidades.
Das 16 marcas que lançarão seus modelos de franchising no evento, metade é gerida por brasileiros. Entre elas estão: Lavanteria, Detroit SteakHouse e School of Rock (do Brasil); Seventh Brunch, Enjoy Joy e Techbody (criadas em Portugal por brasileiros); e Aqui e Fireaway.
Impacto na economia portuguesa
Dados do governo apontam que o setor de franchising continua a crescer em Portugal. Em 2023, o mercado representou 8,3% do Produto Interno Bruto (PIB), um aumento expressivo em relação ao ano anterior, quando a contribuição foi de 7,23%.
Os setores de serviços e comércio também cumprem papéis cruciais para o aumento da receita. Segundo a associação, a faturação no setor cresceu 29,41% em apenas um ano, saltando de 17 bilhões de euros em 2022 para 22 bilhões de euros em 2023, marcando o maior crescimento já registrado em Portugal.
O número de marcas em operação aumentou 4,63%, passando de 518 para 542.
Em 2023, o segmento criou 185 423 empregos —27% do total de postos de trabalho no país. O resultado representa um crescimento de 4,78% em relação a 2022, quando o setor empregava 176 956 pessoas.
O setor de serviços representa 57% das marcas, seguido pelo comércio com 25% e a restauração com 18%. As franquias com investimento até 50 mil euros foram as que mais cresceram em 2023, sendo atualmente 71% do setor.
Os segmentos de restauração e fast food lideram com 9,62% das marcas, seguidos pelo comércio especializado (8,27%) e o varejo de moda, calçado e acessórios (7,88%).
Outros setores de destaque incluem cafés e sorveterias (7,12%), estética, saúde e bem-estar (6,15%) e mediação imobiliária (5,96%).
Grandes marcas na exposição
A 27ª edição da Expofranchisepromete ser um ambiente de oportunidades de negócios, com mais de cinquenta marcas de diversos setores. Na exposição, será possível conhcer de perto as operações e estratégias de crescimento de cada delas.
Os visitantes também poderão participar de experiências interativas com realidade virtual, jogos e ver como a tecnologia está moldando o futuro do franchising. Um exemplo desse uso é a Assembly, uma escola de tecnologia que oferece imersão no mundo virtual.
Durante o evento, a Assembly irá expor um simulador em que a pessoa cumpre o papel de um funcionário de escritório usando óculos de realidade virtual.
Serviço
27ª Expofranchise
Quando: 18 e 19 de outubro
Horário: dia 18, das 15h às 19h e dia 19, das 10h às 19h
Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ
Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições
MENSAGEM AOS LEITORES
Jornalismo brasileiro na Europa
Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.
O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.
Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.