15/10/2024 às 13:25
| 3 min de leitura
Publicidade
Marcada para os dias 18 e 19 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa, a Expofranchise contará com um protagonismo verde e amarelo. Representando a maior comunidade estrangeira em Portugal, os brasileiros serão aproximadamente 17% dos expositores.
Das 52 marcas confirmadas, três são originárias do Brasil, quatro foram fundadas em Portugal por brasileiros e outras duas, embora tenham nascido em outro país, são geridas por brasileiros no franchising em Portugal.
Sobre a crescente participação dos brasileiros no setor, Cristina Matos, secretária-geral da Associação Portuguesa de Franchising (APF), afirmou que isso tem ocorrido em três formatos principais.
"Há aqueles que trazem marcas do Brasil para alavancar em Portugal, ou que chegam interessados em marcas com que se identificam no Brasil e que estão disponíveis para internacionalizar. O segundo formato são brasileiros que eles próprios transformam os seus modelos de negócio em franchising e temos vários desses casos na APF", detalhou.
A secretária-geral acrescentou que o terceiro modelo é impulsionado por brasileiros que querem ser franqueados de marcas que já estão implementadas e que permite a eles "empreender com mais segurança".
"Cada vez mais, Portugal é visto como um destino estratégico para investidores internacionais e o franchising tem sido um veículo essencial para canalizar esse investimento", completou a gestora.
Na Expofranchise, alguns representantes desses grupos estarão presentes, com destaque para novidades.
Das 16 marcas que lançarão seus modelos de franchising no evento, metade é gerida por brasileiros. Entre elas estão: Lavanteria, Detroit SteakHouse e School of Rock (do Brasil); Seventh Brunch, Enjoy Joy e Techbody (criadas em Portugal por brasileiros); e Aqui e Fireaway.
Impacto na economia portuguesa
Dados do governo apontam que o setor de franchising continua a crescer em Portugal. Em 2023, o mercado representou 8,3% do Produto Interno Bruto (PIB), um aumento expressivo em relação ao ano anterior, quando a contribuição foi de 7,23%.
Os setores de serviços e comércio também cumprem papéis cruciais para o aumento da receita. Segundo a associação, a faturação no setor cresceu 29,41% em apenas um ano, saltando de 17 bilhões de euros em 2022 para 22 bilhões de euros em 2023, marcando o maior crescimento já registrado em Portugal.
O número de marcas em operação aumentou 4,63%, passando de 518 para 542.
Em 2023, o segmento criou 185 423 empregos —27% do total de postos de trabalho no país. O resultado representa um crescimento de 4,78% em relação a 2022, quando o setor empregava 176 956 pessoas.
O setor de serviços representa 57% das marcas, seguido pelo comércio com 25% e a restauração com 18%. As franquias com investimento até 50 mil euros foram as que mais cresceram em 2023, sendo atualmente 71% do setor.
Os segmentos de restauração e fast food lideram com 9,62% das marcas, seguidos pelo comércio especializado (8,27%) e o varejo de moda, calçado e acessórios (7,88%).
Outros setores de destaque incluem cafés e sorveterias (7,12%), estética, saúde e bem-estar (6,15%) e mediação imobiliária (5,96%).
Grandes marcas na exposição
A 27ª edição da Expofranchisepromete ser um ambiente de oportunidades de negócios, com mais de cinquenta marcas de diversos setores. Na exposição, será possível conhcer de perto as operações e estratégias de crescimento de cada delas.
Os visitantes também poderão participar de experiências interativas com realidade virtual, jogos e ver como a tecnologia está moldando o futuro do franchising. Um exemplo desse uso é a Assembly, uma escola de tecnologia que oferece imersão no mundo virtual.
Durante o evento, a Assembly irá expor um simulador em que a pessoa cumpre o papel de um funcionário de escritório usando óculos de realidade virtual.
Serviço
27ª Expofranchise
Quando: 18 e 19 de outubro
Horário: dia 18, das 15h às 19h e dia 19, das 10h às 19h
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.