Crédito: João Gabriel, Riotur

Crédito: João Gabriel, Riotur

Carnaval do Rio movimenta 840 milhões de euros

Festa emprega 45 mil pessoas

10/02/2024 às 15:16 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

Além da Mangueira, outras onze escolas do Grupo Especial desfilam a partir deste domingo (11) na passarela do samba, a Marques de Sapucaí, que homenageia o político e poeta brasileiro Cândido José de Araújo Viana. Feliz coincidência. Sapucaí, no Guarani, significa eu gritei. É justamente o que lá as pessoas fazem: não apenas cantam os sambas, gritam como hino as músicas de suas escolas de coração.

A festa movimentou antes de domingo, quando o trabalho de bastidor será visto, centenas de artistas, entre artesões, músicos, estilistas, desenhistas, compositores, roteiristas, multiplicados por mais que essa dúzia da elite do carnaval carioca.

Ao todo, só no Rio de Janeiro, são mais de cem escolas de samba, considerando que, além do Grupo especial, também existem outras categorias, como a ouro, prata, bronze, superliga e as mirins.

Juntas, elas empregam, direta ou indiretamente, cerca de 45 mil pessoas. É por isso que esta é a maior festa popular do Brasil. O desfile que vemos na passarela do samba do Rio de Janeiro é apenas um dos muitos que acontecem por toda a cidade, sem falar nos que ocorrem em outras cidades do país, seja em sambódromos seja nas ruas, com blocos que reúnem alguns milhões — literalmente, milhões — de pessoas.

Todo esse movimento gera muito dinheiro para os negócios.

No ano passado, só a festa no Rio de Janeiro, segundo a prefeitura, movimentou 4,5 bilhões de reais, cerca de 840 milhões de euros.

Segundo a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo, em todo o país, o montante chega aos oito bilhões (1,5 bilhão de euros). O motivo de tanto dinheiro é que, conforme dados do Ministério do Turismo, 45 milhões de pessoas pularam a festa do ano passado.

É como se toda a Espanha fosse para a folia brasileira. A estimativa para o carnaval deste ano é repetir o sucesso da movimentação de gente e de dinheiro do ano passado. Para receber os foliões, a prefeitura carioca vai investir 45 milhões de reais, incluindo as agremiações do Grupo Especial e as dos grupos de acesso entre as beneficiárias diretas.

Leia mais:

Os bastidores do desfile da Mangueira

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens