Loja Aima em Faro, 3 de novembro de 2023. Crédito: Luís Forra, Agência Lusa

Loja Aima em Faro, 3 de novembro de 2023. Crédito: Luís Forra, Agência Lusa

Centro de atendimento da Aima: perguntas e respostas sobre o posto que abre na segunda

Mobilização para enxugar os mais de 400 mil processos empilhados na agência é uma promessa do governo

05/09/2024 às 12:32 | 1 min de leitura | Dia a Dia
Publicidade Banner do projeto - DMX Investiments

Está marcada para a próxima segunda (9) a abertura do primeiro centro para atendimento de imigrantes da Aima dedicado a resolver pendências de estrangeiros no país. 

A mobilização para enxugar os mais de 400 mil processos empilhados na agência é uma promessa do governo, que criou uma força-tarefa para atacar o problema que afeta milhares de imigrantes. 

Confira abaixo perguntas e respostas sobre o funcionamento do centro. 

Onde os imigrantes serão atendidos?

Em Telheiras, Lisboa, no Centro Hindu. É o primeiro polo de atendimento da chamada estrutura de missão, que de acordo com a Aima estará pronto e funcionando na próxima segunda (9).

Qual é o horário de funcionamento?

O centro de atendimento funcionará entre 8h e 22h, e contará, claro, com o trabalho de funcionários da própria Aima e colaboradores de entidades da sociedade civil que já receberam formação técnica.

Outros centros serão abertos no país?

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, deu a entender que sim, haverá mais centros de atendimento para pendências no país. No entanto, disse também que a maioria dos postos estará em Lisboa. 

O objetivo é tramitar os processos de forma mais acelerada, afirmou Leitão Amaro.

O que o imigrante pode esperar nos centros?

A Aima informou à Lusa que além do apoio linguístico, os novos centros terão estruturas do Instituto de Emprego e Formação Profissional, da Segurança Social e também associações migrantes.

Até quando funcionára o reforço da Aima?

Está previsto que a força-tarefa conte com mais trezentas pessoas e dure até 2 de junho de 2025. A ideia é que a estrutura trabalhe em duas frentes: 

- Trabalhadores da Aima e ex-inspetores do SEF para fazer a triagem dos documentos;

- E mais braços para atendimento presencial, para recolher dados biométricos.

Com informações da Agência Lusa

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens