Turistas portugueses estão na lista de cidadãos europeus que mais visitaram o Brasil no primeiro trimestre de 2025. No período, o governo brasileiro registrou a entrada de 3,7 milhões de visitantes, um aumento de 47,8% em relação a 2024.
Além de Portugal, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha são os outros países do velho continente de onde mais chegam turistas ao Brasil. O número de europeus vistando o país aumentou 88%, segundo as estatístiscas do governo federal.
No mês passado, ao todo 929 096 turistas estrangeiros foram para o Brasil, um crescimento de 25,5% em relação ao ano anterior. O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou o resultado dizendo que "a meta é seguir nesse ritmo e consolidar o país como um dos principais destinos turísticos do mundo".
O chefe da pasta federal atribui o bom desempenho a ações de promoção internacional e fortalecimento da infraestrutura turística. Fez coro ao ministro o presidente da Embratur, a empresa pública do setor, Marcelo Freixo.
"O mundo está sendo atraído cada vez mais pelo Brasil do respeito e da valorização da diversidade, das manifestações culturais únicas, da riqueza de paisagens naturais e da sustentabilidade, e esse é um trabalho nosso", disse Freixo.
Para o presidente da Embratur, o desempenho do turismo nacional beneficia a economia, além de gerar emprego e renda para a população.
São Paulo e Rio de Janeiro como porta de entrada
São Paulo é o estado que serve de porta de entrada dos turistas internacionais, com 277 266 chegadas em março, de acordo com os dados públicos. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com 241 812 entradas.
Destaque também para o Rio Grande do Sul, com 168 507 visitantes internacionais. No dia 1º deste mês, como antecipou a BRASIL JÁ, o voo de Lisboa para Porto Alegre foi retomado pela TAP, com bilhetes que rondam os 649 dólares.
No Nordeste, a Bahia mantém a liderança no receptivo internacional, com 17 583 turistas estrangeiros que escolheram o estado como destino.