Brasileiro exibe a bandeira nacional (arquivo). Crédito: José Sena Goulão, Lusa

Brasileiro exibe a bandeira nacional (arquivo). Crédito: José Sena Goulão, Lusa

Coimbra terá uma Casa do Brasil

Inauguração está prevista para dezembro próximo, e instituição pretende ajudar brasileiros com regularização

08/11/2024 às 14:28 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

Coimbra, conhecida pela centenária universidade e pela diversidade de estudantes estrangeiros, terá uma Casa do Brasil para chamar de sua. O primeiro presidente da instituição será Daniel Domingos, e a proposta da instituição é que o espaço se consolide como centro de acolhimento e promoção da cultura brasileira para estudantes, trabalhadores e empresários brasileiros na cidade.

Uma das propostas para o local é que, em parceria com a Embaixada do Brasil, sejam disponibilizados serviços e benefícios para os brasileiros, especialmente no que diz respeito à regularização de documentação e à revalidação de diplomas.

Gaúcho de Porto Alegre, Domingos tem 23 anos. Ele chegou a Lisboa em 2020, para cursar Direito. Este ano, mudou de curso e passou a Relações Internacionais na Universidade de Coimbra, estabelecendo assim uma conexão com a cidade.

A futura Casa do Brasil de Coimbra nasce representando cerca de quinhentos estudantes brasileiros na região. Inspirada em outras unidades da Casa do Brasil, em Lisboa, Porto, Viseu e em cidades na Espanha, a unidade de Coimbra, informa a instituição, surge da necessidade de uma representação formal e ativa dos brasileiros. 

Já existem associações voltadas para estudantes estrangeiros na cidade, mas segundo o futuro presidente a Casa do Brasil pretende ir além do foco acadêmico. 

Afirmou Domingos que há uma demanda crescente por um espaço que atenda não apenas estudantes, mas também trabalhadores, empresários e brasileiros que buscam apoio em questões de imigração, trabalho e integração.

“Percebemos que faltava realmente essa parte para trabalhadores e empresários. Há muitos brasileiros em Coimbra, mas, até agora, não havia uma instituição focada em representar nossas necessidades de maneira mais ampla,” afirmou Daniel Domingos.

Inauguração e estrutura

A Casa do Brasil está programada para ser inaugurada oficialmente em dezembro deste ano. A diretoria será composta por moradores de Coimbra, representando diferentes setores da comunidade brasileira e reforçando a inclusão de diversas perspectivas e experiências.

Além disso, a Casa do Brasil contará com um setor específico para apoiar estudantes, considerando a forte presença acadêmica brasileira em Coimbra. 

Esse setor, segundo a instituição, está em fase de elaboração de documentos de apoio, em colaboração com outras associações de estudantes, uma iniciativa que pretende fortalecer a rede de suporte aos brasileiros na região.

Segundo comunicado da organizaçõa, a Casa do Brasil será acessível a todos os brasileiros que desejarem participar, sem custo para as atividades gerais. 

Os que queiram ser sócios, afirmou a instituição, poderão entrar numa categoria especial, com benefícios e parcerias exclusivas. A contribuição anual para os sócios ainda está em discussão, mas, de acordo com Daniel Domingos, será um valor acessível, entre cinco e seis euros. 

Esse valor, acrescentou o presidente, dará direito à participação em atividades e eventos promovidos pela instituição.

“Queremos um espaço acessível e aberto a todos os brasileiros. A contribuição será opcional e a um custo simbólico, para que possamos oferecer benefícios e fortalecer nossa capacidade de apoio”, completou.

Projetos futuros

O primeiro projeto da Casa do Brasil para o futuro envolve a criação de um coletivo que reúna representações de estudantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Sabe a BRASIL JÁ que há conversas com associações de estudantes de Angola e outros países africanos.

Segundo o futuro presidente da Casa do Brasil em Coimbra, a instituição também buscará, em conjunto com a embaixada brasileira, ações que facilitem o acesso a serviços e benefícios para os brasileiros, especialmente no que diz respeito à regularização de documentação e à revalidação de diplomas.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens