Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Aima). Crédito: Déborah Lima, BRASIL JÁ

Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Aima). Crédito: Déborah Lima, BRASIL JÁ

Conselho diretor da Aima é nomeado; confira a composição

Publicação no Diário da República oficializa posse de representantes nos cargos

08/08/2024 às 15:10 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

A edição do Diário da República desta quinta (8) oficializa a nomeação do novo conselho diretor da Agência para Integração, Migrações e Asilo (Aima). A reestruturação da agência e correção de falhas no funcionamento é um compromisso assumido pelo atual governo.

Segundo está previsto no Plano de Ações para as Migrações, divulgado em 3 de junho último, a administração pública pretende transformar o papel da Aima na política migratória, atribuindo também ao órgão a responsabilidade de atrair capital humano estrangeiro. 

Por outro lado, passa a não mais ser atribuição da Aima as incumbências relacionadas ao retorno de cidadãos ao território português.

Afirma textualmente o governo que "a integração de imigrantes e refugiados é uma área à qual se pretende imprimir um novo impulso, garantindo que os cidadãos estrangeiros que procuram Portugal encontrem acolhimento e integração com a dignidade e eficiência que se exigem".

É um objetivo que, saindo do papel, representa uma importante mudança para os imigrantes que vivem em terras lusitanas. Atualmente, boa parte dos estrangeiros têm vivido à margem da regularização —não por vontade própria. 

O número mais representativo disso vem da própria Aima, que tem 400 mil processos de autorização de residência parados.

Nova composição da cúpula

A nova cúpula da Aima mantém a formação de um presidente e quatro membros nomeados para um madato de cinco anos, com possibilidade de renovar o mandato por mais cinco anos. 

O texto publicado nesta quinta recorda que dois membros da anterior composição do conselho diretor foram deslocados para compor a chamada estrutura para recuperação de processos pendentes.

Portanto, os nomes escolhidos pelo Conselho de Ministros para os cargos de presidente e vogais do conselho diretor da Aima são, respectivamente: 

Pedro Manuel Portugal Natário Botelho Gaspar; César Nuno da Costa Teixeira; Luísa Maria Coelho Ribeiro; Mário Luís Magalhães Pedro; Marta dos Reis e Campos Alegrias Feio.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens