
Primeiro-ministro Luís Montenegro visitou Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, em sua passagem pelo Brasil. Crédito: EPA/SEBASTIAO MOREIRA.
Cúpula Brasil-Portugal será realizada em 2025, anuncia Montenegro
Durante visita oficial ao Brasil para participar do G20, primeiro-ministro afirmou que interação entre os países está 'mais viva do que nunca'
A interação entre Brasil e Portugal “está mais viva do que nunca”, afirmou o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, durante sua visita ao Brasil para participar do G20, o encontro das maiores economias do planeta, que ocorreu no Rio de Janeiro.
Montenegro fez menção a conexões culturais, históricas, econômicas e humanas entre os dois países, lembrando dos números de imigrantes portugueses e brasileiros em ambos países: “Estaremos a falar, grosso modo, de setecentos mil portugueses no Brasil e de setecentos mil brasileiros em Portugal”.
Sobre a dimensão humana da relação entre os países, o chefe do governo português afirmou ser “verdadeiramente notável” a sintonia e reforçou o compromisso de estreitar ainda mais esses laços.
Nesse sentido, Montenegro também anunciou a realização de uma cúpula entre os países, em fevereiro de 2025, no Brasil, e confirmou que na ocasião voltará a cruzar o Atlântico.