À BRASIL JÁ, o diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, afirmou que a divulgação irregular de uma sondagem sem que ela estivesse registrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, a ERC, é um problema do Chega.
A regulação no país determina que as pesquisas sejam realizadas por uma entidade credenciada na ERC e que o levantamento só seja divulgado depois de registrado no órgão. Não foi o caso dos dados divulgados pelo partido de André Ventura.
Segundo Murilo Hidalgo, a sondagem deveria circular apenas no Brasil e o levantamento serviria de aprendizagem da empresa em um novo mercado. “Eu não posso comercializar um produto sem antes testar, aprender sobre o público”, disse, acrescentando que foi uma "autocontratação". “Não fomos contratados pelo Chega, não fomos contratados por ninguém, precisávamos aprender sobre o mercado português e fizemos uma série de sondagens”.
Hidalgo não quis informar o valor pago pelo levantamento.
Ainda de acordo com o diretor do Paraná Pesquisas, sua pretensão é ampliar para a Europa o braço internacional do instituto. “No fim, a divulgação foi um sucesso; apesar de nos acusarem de estar a serviço do Chega”.
O trabalho de campo da sondagem foi desenvolvido pela empresa portuguesa Intercampus e, segundo diz Hidalgo, com compromisso de não ser divulgada nos órgãos de comunicação social em Portugal.
Paraná Pesquisas e Jair Bolsonaro
A suposta proximidade do Paraná Pesquisa com o grupo político do ex-presidente Jair Bolsonaro foi apontada algumas vezes por parte da mídia brasileira.
Em 2022, o jornal Folha de S.Paulo, que tem o seu próprio órgão de pesquisa, informou que o instituto recebeu no período pré-eleitoral 2,7 milhões de reais (cerca de 500 mil euros) do Partido Liberal, que abriga o ex-presidente.
É comum no Brasil partidos políticos contratarem institutos de pesquisa para acompanhar, especialmente em períodos pré-eleitorais, as tendências de voto ou captar o sentimento dos eleitores.
Nos levantamentos da Paraná Pesquisa no segundo turno eleitoral brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), aparecia à frente de Bolsonaro, mas matematicamente em empate técnico. No mesmo período, as demais pesquisas apontavam vantagem matemática do agora presidente sobre seu adversário.
Todas acertaram. No entanto, os números do Paraná Pesquisas estavam mais próximos da realidade.
Em Portugal, a Intercampus, que realizou o levantamento para o Paraná Pesquisas, é conhecida por fazer sondagens no mercado português de mídia. Em janeiro, por exemplo, realizou levantamentos para o Correio da Manhã TV.
De acordo com Murilo Hildalgo, nesta quinta (22), a Intercampus registrou a sondagem na ERC. A BRASIL JÁ, porém, verificou que a sondagem ainda não se encontra disponível no site da entidade.