Escola de samba Unidos da Tijuca. Crédito: Divulgação, Riotur

Escola de samba Unidos da Tijuca. Crédito: Divulgação, Riotur

Unidos da Tijuca viaja a Portugal com enredo lúdico e literário

Os tradicionais contos de fada viraram 'O conto de fados' no imaginário mágico da agremiação

12/02/2024 às 08:57 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

A escola de samba Unidos da Tijuca, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro, convidou o público para uma viagem a Portugal com o enredo O conto de fados

Penúltima escola do Grupo Especial a desfilar entre a noite de domingo (11) e madrugada desta segunda (12), a Tijuca brincou com as palavras ao trocar o tradicional conto de fadas por Conto de fados, enredo em que o lúdico e o imaginário interagiram com a magia dos contos.

O desfile também teve inspiração em obras como Os lusíadas, de Luís de Camões, A Ilíada e Odisseia, clássicos gregos de Homero.

Na comissão de frente, segundo registrou o G1, com o auxíio de um cenário móvel a escola contou a lenda sobre a fundação de Lisboa, que envolve as figuras mitológicas gregas de Ulisses e da mulher metade cobra Offiusa.

A escola ainda homenageou outro grande mestre da literatura portuguesa no quarto carro, com uma grande estátua de José Saramago. 

Fora isso, a agremiação deu destaque a lendas e mistérios do além-mar, também à tradição oral que, ao longo do tempo, criou versões e mitificou personagens heróicos. 

As histórias, incorporadas ao imaginário do povo português, também fazem parte da cultura brasileira.

Cantora Lexa, rainha de bateria da Unidos da Tijuca. Crédito: Reprodução

Ao fim, a escola ressaltou a fé e os segredos bem guardados, quando todas as crenças se unem em oração, em consagração através de milagre e aparição. A imagem de Nossa Senhora de Fátima deslumbrou o público, e foi o encerramento do desfile.

Destaques

Entre as escolas que desfilaram no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial, os destaques ficaram com Beija-Flor de Nilópolis , Acadêmicos do Grande Rio e Imperatriz Leopoldinense. Em comum, as agremiações levaram ao sambódromo enredos inspirados em obras literárias.

Além da Unidos da Tijuca, também passaram pela Avenida do samba a Unidos do Porto da Pedra e Acadêmicos do Salgueiro.

MAIS CARNAVAL:

Os bastidores do desfile da Mangueira

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens