Atriz Fernanda Rodrigues vive em Portugal desde 2024. Crédito: Matheus Coelho

Atriz Fernanda Rodrigues vive em Portugal desde 2024. Crédito: Matheus Coelho

A vida à portuguesa de Fernanda Rodrigues

Atriz veio para Portugal no ano passado e, à BRASIL JÁ, falou dos planos para o futuro

24/03/2025 às 13:37 | 3 min de leitura | Cultura, Diversão e Arte
Publicidade Banner do projeto - Oxigênio Financeiro

Lá se vão 42 anos de carreira. Fernanda Rodrigues cresceu sob a luz dos holofotes, primeiro como modelo e, depois, como atriz. Sua estreia na televisão ocorreu aos 11 anos, na novela “Vamp”, da TV Globo —a primeira de vinte produções nas quais brilhou—, sendo a última “Fuzuê”, de 2023, na mesma emissora. 

Com uma trajetória profissional tão profícua, a mudança para Portugal, no ano passado, veio acompanhada de planos de atuar do lado de cá do Atlântico. 

Seria um prazer trabalhar aqui e viver uma experiência diversa no audiovisual português, que se renova a cada dia. 

Fernanda Rodrigues fixou residência em Lisboa com o marido, Raoni Carneiro, e com os dois filhos, Luísa e Bento. Ela veio em busca de uma rotina mais serena, próxima à natureza e de uma rede de apoio consistente. 

O namoro com a terra de seus antepassados se consolidou em 2022, quando a artista oficializou a união com Raoni na Quinta da Pacheca, no Douro, após 16 anos de relacionamento. 

“É um lugar que amamos estar. Além de ser deslumbrante, nos faz sentir em casa”, disse. 

À BRASIL JÁ, Fernanda contou de seus novos planos, a adaptação da família ao país e as expectativas para essa nova fase.   

Fernanda Rodrigues e Raoni Carneiro oficializaram a união na Quinta da Pacheca, no Douro. Crédito: Matheus Koelho

Por que vir morar em Portugal? 

Eu tenho muitos amigos e família aqui e venho sempre. Era um sonho antigo passar uma temporada maior em Portugal. Há muitos anos, ensaio essa vinda mais concreta. As agendas nunca batiam para que isso pudesse acontecer, mas agora deu certo. 

A base da minha família, hoje, é Portugal, mas estou me dividindo entre Portugal e Brasil porque tenho muitos trabalhos programados. 

 Em 2022, você oficializou o seu casamento no Douro. Alguma razão especial para a escolha? 

É um lugar que nós amamos estar. Além de ser lindo, a gente se sente em casa, temos uma rede de amigos enorme, crianças que são amigas dos nossos filhos, então é uma delícia. 

 O que mais encanta você no estilo de vida português? 

A vida mais calma me encanta. Aqui as coisas têm outro ritmo e acontecem de uma forma mais tranquila. Estou desacelerando e reenergizando nesse tempo. Embora tenhamos visitado Portugal algumas vezes [antes da mudança], viver no país é uma experiência completamente diferente. 

 Como foi o processo de adaptação para você e sua família?  

Para nós não foi tão difícil a adaptação porque ter uma rede de apoio faz toda diferença. Está todo mundo muito feliz. 

 E como é a sua rotina em Portugal? 

Sou “mãetorista” [risos] e, nas horas vagas eu tenho feito coisas para mim. Me cuidando mais. 

Fernanda Rodrigues sente-se em casa em Lisboa. Crédito: Matheus Koelho

Há algum lugar em Portugal que se tornou o seu favorito? 

Amo tudo em Portugal. Os lugares, as pessoas, a comida. Eu realmente amo esse lugar. 

 E quando o assunto é gastronomia portuguesa, qual é a sua tentação irresistível? 

Essa é uma das partes preferidas. Amo bacalhau, pão, massa, batata e pastéis de nata. Estou segurando a onda porque aqui se deixar você come muito o tempo todo e tudo é maravilhoso. 

 Como está sendo a experiência para os seus filhos? 

As crianças estão amando. Vê-los felizes era o meu foco principal e está dando certo. Nós estamos felizes também. Está sendo uma experiência incrível. 

 Tem interesse em explorar a televisão, o cinema ou o teatro português? 

Claro! Por que não? Já estou estudando o mercado. Seria um prazer trabalhar em Portugal e ter uma experiência diferente no audiovisual português, que está crescendo a cada dia. 

 Você acompanha algo na tevê portuguesa? Ao que assiste? 

Antes os portugueses consumiam só novelas brasileira e agora também produzem. É lindo ver o amor deles por esse formato. Eu assisti a uma chamada “A Fazenda”, que é ótima. É dirigida por Edgard Miranda, um diretor brasileiro maravilhoso. 

LEIA TAMBÉM: Confira a entrevista do ator Vinícius de Oliveira, o talento do cinema brasileiro que surgiu em Central do Brasil

 Como é a recepção pelas ruas em Portugal?  

Recebo um carinho enorme diariamente aqui pelos meus trabalhos nas novelas no Brasil. É uma coisa linda, que me deixa feliz e orgulhosa. A minha vida aqui é mais calma. Estou chegando ainda, tentando entender tudo. Então, estou numa fase mais tranquila, na paz, em casa, em família. Eu amo essa calmaria. 

Qual foi o maior desafio que você enfrentou até agora nessa mudança?  

Desafios corriqueiros do dia a dia, de quem se muda, mas nada muito sério. Nenhum perrengue grave. Só mesmo terremoto, que já vivemos dois e é algo com o qual não estava acostumada, né? Então dá um nervosinho [risos]. 

 Que conselhos você daria para outras pessoas que pensam em recomeçar a vida em outro país? 

Ter um bom planejamento. Eu me planejei por muitos anos, em todos os aspectos, pois não é uma coisa simples. Mas se planejar bem, vai dar certo. Ainda não sei quanto tempo vamos ficar em Portugal, mas, por enquanto, a experiência está valendo muito a pena. 

LEIA TAMBÉM: Matheus Nachtergaele comemora a possibilidade de revisitar João Grilo, de O Auto da Compadecida

Fernanda Rodrigues e Raoni Carneiro com os filhos na Quinta da Pacheca. Crédito: Matheus Koelho

Editores de texto: Gisele Rech e Nonato Viegas

Editor de página: Gisele Rech

Imagens: Matheus Koelho

Editor de conteúdo: Nicolás Satriano

Editor-chefe: Nonato Viegas

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens