Protesto Solidariedade Imigrante. Crédito: Solidariedade Imigrantes, Reprodução Facebook

Protesto Solidariedade Imigrante. Crédito: Solidariedade Imigrantes, Reprodução Facebook

Força-tarefa para solucionar fila de regularização de imigrantes é criada

Resolução do governo publicada nesta quarta (10) estabelece que procedimentos deverão ser tramitados e concluídos até 2 de junho de 2025

10/07/2024 às 12:08 | 1 min de leitura | Dia a Dia
Publicidade Banner do projeto - Oxigênio Financeiro

A edição desta quarta (10) do Diário da República registra a criação de uma força-tarefa para solucionar os mais de 400 mil processos de regularização de imigrantes pendentes de análise na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Aima). 

Chamada de Estrutura de Missão, a força-tarefa terá como principais atribuições tramitar e concluir os processos até o dia 2 de junho de 2025. 

"É urgente e necessário criar uma Estrutura de Missão que garanta, ao abrigo da Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, na sua versão atual, e respectiva regulamentação, a resolução dos cerca de 400 mil processos de regularização pendentes", afirma o texto assinado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro.

Fora o prazo estipulado para funcionamento (2 de junho de 2025), ao grupo —que ficará sob responsabilidade do Ministério da Presidência, especificamente do secretário de Estado Adjunto da Presidência— também foram fixados os seguintes objetivos: 

- Analisar e proceder à tramitação digital de processos;

- Operacionalizar o atendimento e recolha de dados biométricos dos cidadãos;

- Identificar mecanismos de eficiência e oportunidades de melhoria processual.

Estrutura da força-tarefa

O grupo, segundo informado no texto do Diário da República, terá um coordenador-geral e terá duas equipes de missão, chefiadas por dois coordenadores-adjuntos. 

A primeira equipe será responsável por analisar e dar continuidade à tramitação digital dos processos. 

À segunda equipe, caberá cuidar da operacionalização do atendimento e recolha de dados biométricos dos cidadãos estrangeiros que esperam pela regularização. 

Segundo consta na resolução, toda a força-tarefa poderá contar com, no máximo, cem especialistas, 150 assistentes-técnicos e cinquenta assistentes operacionais. 

Também se estabelece com a medida que o coordenador-geral da Estrutura de Missão elaborará relatórios mensais e um relatório anual que detalhem o funcionamento do grupo. 

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens