Começam a chegar ao Rio Grande do Sul ajudas internacionais para auxílio humanitário das vítimas das inundações no Rio Grande do Sul. O trabalho é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE)
No domingo (12), em Canoas, uma das cidades mais atingidas pela catástrofe, chegou a primeira parte da doação feita pela ONG norte-americana Samaritan's Purse. Foram dez estações de água com capacidade de purificar quatrocentos mil litros por hora.
CHECAGEM: André Ventura mente sobre tragédia no Rio Grande do Sul
Os equipamentos serão usados para fornecer água potável para até cem mil pessoas. A operação contou com a participação do Ministério da Defesa, Defesa Civil, Receita Federal e Polícia Federal.
HISTÓRICO: Em 2022, Brasil somou mais de 700 mil deslocamentos internos por desastres
A primeira de duas aeronaves cargueiras da ONG pousou na Base Aérea de Canoas, onde a carga foi desembarcada e armazenada no início da tarde de domingo. Depois, será distribuída em coordenação com a Defesa Civil. A segunda aeronave deve chegar à base na tarde desta segunda (13).
Mais ajuda
O Japão ofereceu doações de barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, galões portáteis, lonas plásticas e purificadores de água, que foram recebidas pelo Comando Operacional Conjunto.
A Agência Brasileira de Cooperação informou que está em contato com a Embaixada do Japão para seguir com o processo de doação por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
A agência brasileira também está em tratativas com órgãos italianos e de outros países para receber doações para o Rio Grande do Sul.
DOAÇÕES EM PORTUGAL: Brasil negocia transporte de doações de Portugal para o Sul
Além do Japão, a Embaixada Britânica também doou, por meio da Câmara Britânica de Comércio e do British Council, itens emergenciais de saúde. O Reino Unido também manifestou interesse em conversar com o Itamaraty sobre ações bilaterais futuras na gestão integral de riscos e desastres.
Também a Presidência temporária do Paraguai da Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Gestão de Riscos e Desastres do Mercosul está em contato com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.