Embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro. Crédito: Jordan Alves, BRASIL JÁ

Embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro. Crédito: Jordan Alves, BRASIL JÁ

Independência e Dia da Amazônia são celebrados na embaixada brasileira

Representação do país em Portugal organizou evento que uniu datas em comemoração verde e amarela

05/09/2024 às 11:28 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

A celebração do 7 de Setembro chegou mais cedo a Portugal. O emblemático dia em que dom Pedro proclamou a independência do Brasil, em 1822, foi comemorado na embaixada brasileira em Lisboa nesta quinta (5), coincidindo com outra data importante: o Dia da Amazônia.

No Brasil, o 7 de Setembro costuma ser celebrado com desfiles cívico-militares em várias cidades e mais eventos paralelos. Em Lisboa, a representação do governo brasileiro no país organizou uma cerimônia para setecentas pessoas na residência oficial do embaixador. 

O evento começou pontualmente às 18h, finalizando às 20h. Comes e bebes típicos do Brasil foram servidos aos convidados. Coxinha de frango, dadinhos de tapioca e croquetes de entrada e, depois, a tão esperada feijoada. Algumas pessoas sentiram falta do brasileiríssimo brigadeiro. 

De beber, basta dizer que a estrela do cardápio foi a caipirinha, bebida que é praticamente marca registrada em verde e amarelo. Outro traço marcante da cultura do nosso país não ficou de fora: a música, que ficou por conta da artista pernambucana Gerlane Lops. 

Entre os presentes havia políticos, empresários, estudantes, professores e jornalistas. A cerimônia abriu com a execução dos hinos do Brasil e de Portugal pela Banda da Armada, e, depois, discurso do embaixador brasileiro, Raimundo Carreiro Silva.  

"Estamos aqui reunidos para celebrar os 202 anos da Independência do Brasil. Temos orgulho da trajetória do desenvolvimento econômico e social do país com os desafios que herdamos do passado e dos desafios que temos pela frente", afirmou.

Convidados no 202º aniversário de Independência do Brasil na Residência Oficial do Brasil em Lisboa. Crédito: Jordan Alves, BRASIL JÁ

O embaixador saudou o público da festa dizendo que o grupo representou muito bem a pluralidade dos cidadãos do Brasil. Pessoas que, segundo ele, "contribuem para o desenvolvimento e integração dos nossos dois países".

Ao lembrar que na data também se celebrou o Dia da Amazônia, Carreiro Silva fez constar no discurso que o Brasil será o país-sede da COP 30, que ocorrerá em Belém do Pará. O evento é a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, marcada para novembro de 2025. 

Falando sobre sustentabilidade, o embaixador deu destaque às conquistas brasileiras a nível global. "Contamos com a matriz energética mais limpa do mundo. No Brasil, 85% da eletricidade provém de fontes renováveis e  isso é mais do que o dobro da União Europeia que tem um índice de 41% e três vezes mais que a média mundial de 28%", afirmou. 

Carreiro Silva também mencionou o papel histórico da diplomacia brasileira, lembrando da convivência pacífica que o país tem, há mais de 150 anos, com todas as dez nações vizinhas. 

Atendimento pelos consulados

Em outro momento do discurso, o embaixador prestou contas sobre as demandas da comunidade brasileira em Portugal e os serviços ofertados pelos três consulados em solo português, acrescentando que o volume de trabalho tem aumentado: 

"A comunidade brasileira residente em Portugal multiplicou-se por cinco nos últimos anos, passando de oitenta mil cidadãos registrados em 2012 para cerca de quatrocentos mil brasileiros residentes oficiais, segundo dados de 2023. A esse número deve ser acrescido às pessoas com dupla nacionalidade, assim como os cidadãos que estão em processo do seu status migratório", disse.

Os três consulados do Brasil em Portugal ficam Lisboa, Porto e Faro.

Agradecimento à imprensa

O embaixador concluiu o discurso agradecendo a presença dos convidados e também da imprensa, citando os veículos dedicados à população brasileira em terras portuguesas. Carreiro Silva citou a BRASIL JÁ, o DN Brasil e o Público Brasil.

"Desejo muito sucesso às iniciativas que apresentam informações de qualidade e serviços de grande utilidade, como a Revista BRASIL JÁ, lançada no início deste ano”, afirmou o embaixador.

A cantora Gerlane Lops interpretou músicas brasileiras nos jardins da residência oficial. Crédito: Jordan Alves

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens