Equipe da Interpol. Crédito: Divulgação, Interpol

Equipe da Interpol. Crédito: Divulgação, Interpol

Interpol estreia alerta prateado; saiba o que é

Nova classificação foi criada a pedido do governo italiano para obter informações sobre bens de mafioso

10/01/2025 às 15:08 | 1 min de leitura | Dia a Dia
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

A Interpol —Polícia Internacional— estreou nesta sexta (10) um novo alerta que tem como objetivo ajudar na localização e recuperação de ativos de origem criminosa, combater o crime organizado transnacional e melhorar a cooperação entre corporações no mundo. 

Batizada de notificação prateada, a nova classificação, criada a pedido da Itália, foi publicada pela Interpol para tentar obter informação sobre os bens de um mafioso do país. O novo marcador já está incoporado ao sistema de alertas e difusões por cores da organização. 

Esse sistema permite que os países difundam avisos e solicitem informações em escala mundial. O lançamento do alerta prateado ocorre no marco de uma fase piloto em que participam 52 países e territórios, e que durará até, pelo menos, novembro de 2025.

Através das notificações e difusões prateadas, a Interpol afirma que os países membros poderão solicitar informações sobre ativos de uma pessoa e que estejam ligados a atividades criminosas, que podem ser golpes, corrupção, tráfico de drogas, crimes meioambientais e outros.

O secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza, afirmou em rede social que tirar de criminosos e de quadrilhas os ganhos ilegais é uma das formas mais poderosas de combater o crime organizado transnacional. 

Segundo ele, é assim porque "principalmente 99% dos ativos criminais seguem sem serem recuperados".

Veja abaixo quais são os alertas da Interpol:

image.png 781.84 KB


Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens