Higor Cerqueira, jovem empreendedor brasileiro da Baixada Fluminese. Crédito: Reprodução Instagram

Higor Cerqueira, jovem empreendedor brasileiro da Baixada Fluminese. Crédito: Reprodução Instagram

Jovem da Baixada Fluminense abre startup de educação em Portugal

Com 29 anos, Higor Cerqueira vive no Norte do país, onde chegou em 2016; recentemente, o rapaz fundou uma escola profissionalizante

25/09/2024 às 07:52 | 3 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

Higor Cerqueira vive no Norte de Portugal desde que chegou ao país, em 2016. Na região, ele estudou, investiu em projetos digitais, abriu uma startup, por meio da qual produz eventos e conteúdo audiovisual. 

Recentemente, ele deu mais um passo em direção à expansão de seus projetos: fundou uma escola profissionalizante com o objetivo de formar seus conterrâneos na difícil jornada em um novo país. 

Se às vezes o caminho é pedregoso para quem tem uma formação sólida, imagina para os que chegam ainda perdidos. Com 29 anos, ele emprega doze pessoas e promete ser só o começo. “A responsabilidade cresce à medida que cresce a empresa”, comentou.

Uma de suas estratégias hoje em dia tem sido recorrer a fundos europeus para seguir com o negócio adiante. "Somente no último mês [julho] conseguimos treze mil euros —em edital— para contratação de profissionais. Ao todo, já conseguimos mais de trinta mil euros em apoios do governo para a contratação de mão de obra qualificada”. 

A ambição do jovem não surgiu ao chegar a Portugal. Ao contrário, sua mudança para cá é fruto de um projeto que nasceu ainda em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a quase 8 mil quilômetros de Vila Nova de Gaia, onde mora e trabalha atualmente. 

A gênese do sonho de mudar de país e se tornar um empreendedor surgiu quando o então estudante foi orientado por uma professora da graduação a se inscrever numa faculdade portuguesa. Higor costuma dizer que foi escolhido por Portugal ao passar neste processo seletivo e não ele que escolheu o país. 

Sua mãe concorda, acrescentando que sua dedicação aos estudos demonstrava desde cedo que ele iria longe —não só no sentido literal: “Ele sempre foi muito dedicado aos estudos. Era travesso, mas gostava muito da escola.” Andrea Cerqueira conta que Higor chegava a chorar nos fins de semana porque não tinha aula. 

Outro talento demonstrado pelo rapaz ainda criança era o da comunicação. “Ele teria que trabalhar com microfone, porque adorava entrevistar as pessoas.” E trabalha. A sua mãe não sabia naquele momento, mas o futuro viria provar a vocação do filho: educação e comunicação. 

Higor Cerqueira lançou no final de agosto uma escola de formação profissional, a Prepara Portugal, para formar imigrantes por aqui. “Os alunos sairão com uma formação e um diploma profissional para atuar no mercado de trabalho, que está aquecido no país.”

Higor Cerqueira. Crédito: Reprodução, Facebook

Ele aproveitou seu mestrado em Inovação de Produtos e Processos, Comunicação e Estudos da Mídia para obter experiência e fazer com que sua mensagem chegue mais longe entre seus conterrâneos, ajudando outros brasileiros a não passar pelas mesmas dificuldades que ele enfrentou. 

Foi assim que nasceu sua ideia de mentoria para quem queria vir estudar nas universidades portuguesas. Daí para a sua própria escola, não demorou muito. Já a experiência com as novas mídias vem de seu tempo de Duque de Caxias. 

No Brasil, o momento de entrada para uma faculdade pública é sempre estressante para os alunos. Faltam vagas e, normalmente, é preciso passar por uma prova rigorosa, à época, conhecida como vestibular. 

O bem-humorado Higor decidiu criar no Facebook uma página chamada Vestibular da Depressão, onde fazia graça e memes com o desespero comum aos jovens nesta fase de mudanças na vida. Foi um sucesso. 

A página alcançou mais de 2 milhões de seguidores e 16 milhões de impressões mensais. Na época, o Facebook dominava no mercado digital no Brasil. Atualmente, Higor domina outras plataformas, como o Youtube e o Instagram, onde apresenta o Portugal Podcast, que tem 76 mil seguidores no Instagram. 

Camila Corrêa, analista de negócios da startup, diz que Cerqueira é um bom líder. “Ele acredita no nosso crescimento e faz com que acreditemos também no crescimento da empresa”, diz. Se depender do jovem, os empreendimentos ficarão ainda maiores. 

“Nosso principal foco agora é a escola profissional, que, tenho certeza, vai fortalecer a nossa holding Nossa Mente Mestre, onde todos os projetos se complementam”, afirma Cerqueira. Ele também trabalha para promover encontros entre empresários. 

Em dezembro, ele produzirá a 2ª edição do Prêmio Estrelas do Atlântico, que dá destaque a influenciadores brasileiros em Portugal. Ao menos no que depender de seus sonhos e trabalho, o amanhã será grande.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens