Lula passou por cirurgia de emergência para drenar hematoma na cabeça causado por uma queda em outubro. Ele está estável e sob cuidados na UTI. Crédito: Marcelo Camargo, Agência Brasil

Lula passou por cirurgia de emergência para drenar hematoma na cabeça causado por uma queda em outubro. Ele está estável e sob cuidados na UTI. Crédito: Marcelo Camargo, Agência Brasil

Lula passa por cirurgia de emergência em São Paulo para drenar hematoma na cabeça

Intervenção foi realizada após presidente sentir fortes dores de cabeça; o quadro de saúde é estável, segundo boletim médico

10/12/2024 às 10:43 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi submetido a uma cirurgia de emergência na noite desta segunda (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. 

A intervenção ocorreu após ele sentir intensas dores de cabeça e fazer exames iniciais na unidade do hospital em Brasília, de onde foi transferido para a capital paulista.

De acordo com o boletim médico, Lula passou por uma craniotomia para a drenagem de um hematoma intracraniano. O procedimento foi bem-sucedido e, nesta terça pela manhã, o presidente permanecia num leito de UTI, sob acompanhamento médico. 

Fazem parte da equipe responsável pelo atendimento o cardiologista Roberto Kalil Filho e o neurocirurgião Marcos Stavale. A infectologista Ana Helena Germoglio está encarregada do acompanhamento pós-operatório.

O boletim detalha que "o presidente Lula esteve ontem à noite [segunda(9)] no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para realizar exame de imagem após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19/10".

LEIA TAMBÉM: Lula defende acordo Mercosul-UE e minimiza oposição francesa 

A nota oficial afirma que "ele foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. No momento, o presidente encontra-se bem, sob monitoramento em leito de UTI."

O hematoma foi atribuído a uma queda sofrida por Lula em outubro deste ano, no banheiro do Palácio da Alvorada. Na ocasião, ele recebeu atendimento médico e levou pontos na cabeça. 

Quase dois meses depois, o sangramento intracraniano foi detectado, sendo essa a provável causa das dores que levaram à internação de emergência.

O Hospital Sírio-Libanês anunciou que uma coletiva de imprensa será realizada na manhã desta terça (10) —hora Brasil— para divulgar novos detalhes sobre o estado de saúde do presidente.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens