Brasileiros se queixam de falta de informação e acesso à Aima. Crédito: Filipe Amorim, Lusa (Arquivo)

Brasileiros se queixam de falta de informação e acesso à Aima. Crédito: Filipe Amorim, Lusa (Arquivo)

Mais da metade das queixas em plataforma de denúncias para imigrantes é de brasileiros

Balcão de Denúncia recebeu 154 queixas em dez dias; Aima é apontada como um dos principais problemas

31/05/2024 às 16:08 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

O Balcão de Denúncia, plataforma online lançada em 21 de maio para auxiliar imigrantes e refugiados em Portugal, já recebeu 154 queixas em apenas dez dias de funcionamento —o número equivale a 15 queixas diárias de imigrantes sobre diversos temas.  

A maioria das denúncias, 52,6%, é de brasileiros, segundo Raul Manarte, do coletivo Humans Before Borders (HuBB), grupo idealizador do projeto.

"Sim, brasileiros são a maioria", afirmou Manarte à BRASIL JÁ. "As principais queixas [dos brasileiros] estão relacionadas à falta de acesso à informação ou serviços, principalmente em relação à Agência para a Migração e Asilo (Aima)", acrescentou.

Atendimento na Aima ficará mais precário com a saída de cem funcionários

Segundo Manarte, outras denúncias estão relacionadas com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o sistema de saúde português. “Há algumas queixas também de violência psicológica e discriminação por parte de cidadãos portugueses”, completou. 

Veja os detalhes abaixo

Entidades mais mencionadas:

. Agência para a Migração e Asilo (AIMA): 72 queixas (88,89%)

. Polícia de Segurança Pública: 2 queixas (2,47%)

. Habitação: 2 queixas (2,47%)

. Instituições de ensino superior: 2 queixas (2,47%)

. Centro de saúde: 1 queixa (1,23%)

. Particular: 1 queixa (1,23%)

. Espaço público: 1 queixa (1,23%)

Tipos de queixa:

. Falta de acesso a informações e/ou serviços: 72 queixas (88,89%)

. Outro: 5 queixas (6,17%)

. Violência psicológica: 2 queixas (2,47%)

. Discriminação racial/étnica: 2 queixas (2,47%)

Além de brasileiros, a plataforma já recebeu queixas de cabo-verdianos, são-tomenses, indianos, iranianos, ucranianos, bengalis e bielorrussos.

O que é o Balcão de Denúncia?

Uma plataforma online criada por um grupo de cidadãos portugueses, migrantes e refugiados, em parceria com o coletivo HuBB (Humans Before Borders), que visa dar voz a imigrantes e refugiados em Portugal que sofreram exploração, violação e/ou discriminação.

O objetivo principal do Balcão de Denúncia é coletar relatos de abuso e maus-tratos, compilá-los em dados estatísticos e divulgá-los para pressionar as autoridades competentes a promoverem mudanças e garantir os direitos dessa população.

Qualquer migrante ou refugiado em Portugal pode denunciar através da plataforma, mesmo que de forma anônima.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens