Brasileiros se queixam de falta de informação e acesso à Aima. Crédito: Filipe Amorim, Lusa (Arquivo)

Brasileiros se queixam de falta de informação e acesso à Aima. Crédito: Filipe Amorim, Lusa (Arquivo)

Mais da metade das queixas em plataforma de denúncias para imigrantes é de brasileiros

Balcão de Denúncia recebeu 154 queixas em dez dias; Aima é apontada como um dos principais problemas

31/05/2024 às 16:08

O Balcão de Denúncia, plataforma online lançada em 21 de maio para auxiliar imigrantes e refugiados em Portugal, já recebeu 154 queixas em apenas dez dias de funcionamento —o número equivale a 15 queixas diárias de imigrantes sobre diversos temas.  

A maioria das denúncias, 52,6%, é de brasileiros, segundo Raul Manarte, do coletivo Humans Before Borders (HuBB), grupo idealizador do projeto.

"Sim, brasileiros são a maioria", afirmou Manarte à BRASIL JÁ. "As principais queixas [dos brasileiros] estão relacionadas à falta de acesso à informação ou serviços, principalmente em relação à Agência para a Migração e Asilo (Aima)", acrescentou.

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Segundo Manarte, outras denúncias estão relacionadas com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o sistema de saúde português. “Há algumas queixas também de violência psicológica e discriminação por parte de cidadãos portugueses”, completou. 

Veja os detalhes abaixo

Entidades mais mencionadas:

. Agência para a Migração e Asilo (AIMA): 72 queixas (88,89%)

. Polícia de Segurança Pública: 2 queixas (2,47%)

. Habitação: 2 queixas (2,47%)

. Instituições de ensino superior: 2 queixas (2,47%)

. Centro de saúde: 1 queixa (1,23%)

. Particular: 1 queixa (1,23%)

. Espaço público: 1 queixa (1,23%)

Tipos de queixa:

. Falta de acesso a informações e/ou serviços: 72 queixas (88,89%)

. Outro: 5 queixas (6,17%)

. Violência psicológica: 2 queixas (2,47%)

. Discriminação racial/étnica: 2 queixas (2,47%)

Além de brasileiros, a plataforma já recebeu queixas de cabo-verdianos, são-tomenses, indianos, iranianos, ucranianos, bengalis e bielorrussos.

O que é o Balcão de Denúncia?

Uma plataforma online criada por um grupo de cidadãos portugueses, migrantes e refugiados, em parceria com o coletivo HuBB (Humans Before Borders), que visa dar voz a imigrantes e refugiados em Portugal que sofreram exploração, violação e/ou discriminação.

O objetivo principal do Balcão de Denúncia é coletar relatos de abuso e maus-tratos, compilá-los em dados estatísticos e divulgá-los para pressionar as autoridades competentes a promoverem mudanças e garantir os direitos dessa população.

Qualquer migrante ou refugiado em Portugal pode denunciar através da plataforma, mesmo que de forma anônima.

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