Reunião entre Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro em que presidente da AD foi nomeado primeiro-ministro. Crédito: Presidência da República, divulgação

Reunião entre Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro em que presidente da AD foi nomeado primeiro-ministro. Crédito: Presidência da República, divulgação

Marcelo indica Luís Montenegro como primeiro-ministro

Anúncio da Presidência da República foi feito durante a madrugada, após reunião; posse está marcada para o dia 2 de abril

21/03/2024 às 09:58 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

Finalizada a contagem do voto emigrante —que deu mais um voto à Aliança Democrática (AD)—, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, indicou Luís Montenegro para o cargo de primeiro-ministro do país. 

A decisão de Marcelo foi anunciada depois de meia-noite, madrugada desta quinta (21), após reunião entre ele e Montenegro —que preside o PSD, um dos partidos que faz parte da coalizão AD.

SAIBA: As incertezas sobre as propostas da AD para os imigrantes

"O presidente da República decidiu indicar o doutor Luís Montenegro como primeiro-ministro”, diz nota divulgada depois da meia-noite no site da Presidência da República. 

PERSPECTIVA: Mudança política não afetará relação com o Brasil, diz representante do governo português

Segundo o texto, ao decidir Marcelo considerou a vitória da AD nas eleições legislativas, em 10 de março, e reconhecimento da derrota pelo secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos.

O anúncio também diz que Montenegro vai apresentar a Marcelo, "oportunamente", a composição do próximo governo. 

Após uma curta reunião com Marcelo, de 20 minutos, Montenegro disse que vai apresentar a formação do futuro governo em 28 de março, e a posse como chefe do Estado português será no dia 2 de abril.

Veja como ficou a composião da Assembleia da República

Com informações da Lusa

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens