Em sua página oficial no Instagram a família agradeceu as homenagens e pediu privacidade. Crédito: Reprodução

Em sua página oficial no Instagram a família agradeceu as homenagens e pediu privacidade. Crédito: Reprodução

Marco Paulo, ícone da música portuguesa, morre aos 79 anos

O artista faleceu na manhã desta quinta em decorrência de um câncer no pulmão e no fígado

24/10/2024 às 17:38 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

O cantor português Marco Paulo morreu na manhã desta quinta (24), aos 79 anos. Diagnosticado com câncer no pulmão e no fígado, em setembro deste ano o artista foi comunicado que a quimioterapia não estava sendo efetiva e que, portanto, o tratamento seria interrompido. 

Marco Paulo era o nome artístico de João Simão da Silva, que além de cantor também era apresentador de um programa semanal na tevê portuguesa. Tal qual Roberto Carlos para os brasileiros, o artista ficou conhecido nacionalmente com canções românticas como “Eu tenho dois amores” e “Maravilhoso coração”. 

Para a população portuguesa e para a crítica especializada, Marco Paulo foi uma das mais bem-sucedidas vozes da música nacional. Em maio de 2022, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o cantor com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelos 50 anos de carreira.

Durante as cinco décadas de apresentações e sucessos gravados, Marco Paulo lançou mais de setenta discos e recebeu centenas de prêmios. “Eu Tenho Dois Amores” foi o seu maior êxito, lançado em 1980, vendendo mais de 195 mil discos e, com isso, conquistando três discos de ouro e um de prata. 

Outros sucessos  foram “Maravilhoso coração”, “Sempre que brilha o sol” e “Taras e manias”, esta muito conhecida no Brasil, na voz de Elymar Santos. 

A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, afirmou em nota de pesar que "Marco Paulo deixa uma obra vasta e eclética na música portuguesa, bem como um vínculo afetivo profundo na memória do público português". Ela lembrou que o artista foi "imensamente popular" e que suas canções "são conhecidas e entoadas por diferentes gerações". 

"Com uma capacidade única de emocionar através da voz e da sua música, o seu contributo no cancioneiro da música portuguesa é ímpar. Aos seus familiares e amigos, apresento as minhas sentidas condolências”,  diz o comunicado. 

Marco Paulo e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa - Crédito: Rui Ochoa

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens