O Micar tem entrada gratuita e alguns filmes serão debatidos por convidados ao final da exibição - Cartaz: Divulgação

O Micar tem entrada gratuita e alguns filmes serão debatidos por convidados ao final da exibição - Cartaz: Divulgação

Micar, cinema antirracista no Porto —e com entrada gratuita

A mostra internacional acontece de 14 a 17 de novembro

16/10/2024 às 15:23 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

O Micar é a única mostra de cinema do gênero em Portugal. Durante os três dias do evento são exibidas obras cinematográficas que focam a temática do racismo, da imigração e das minorias étnicas. Algumas sessões terão debates sobre o tema abordado com alguns convidados.

No primeiro dia de mostra (14), será exibido “Ayka”, de Sergey Dvortsevoy. O filme acompanha Ayka, uma jovem imigrante oriunda do Quirguistão, que vive e trabalha irregularmente em Moscovo. 

Numa situação de pobreza extrema, ela tenta sobreviver ao frio da cidade, às precárias condições de habitação e aos abusos laborais a que é constantemente submetida. Além da luta pela sobrevivência, Ayka é ainda confrontada com as difíceis decisões pessoais que vai tomando ao longo do percurso. 

O filme retrata temas de exploração, xenofobia, desigualdade, misoginia e maternidade, e constitui um retrato realista da vida de imigrantes no contexto das sociedades atuais.

“Ayka”, de Sergey Dvortsevoy dará a largada na mostra Micar - Crédito: Divulgação

A 11ª edição da mostra é promovida pela plataforma SOS Racismo, que pretende com o projeto denunciar histórias de opressão e incentivar o combate às discriminações. O evento tem o  apoio da Câmara Municipal do Porto e do Teatro Municipal Rivoli.  

O SOS Racismo é uma associação sem fins lucrativos e existe desde 1990. Foi criada com o ideal de propor  uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural, onde nacionais e estrangeiros —com qualquer tom de pele—, possam usufruir dos mesmos direitos de cidadania. 

A plataforma recebeu o estatuto de utilidade pública em 1996, e colabora com outras associações antirracistas e de imigrantes a nível nacional, além de desenvolver atividades e ações em conjunto com outras associações de países europeus. 

Todos os filmes e eventos têm entrada gratuita. Confira a programação completa. A exibição será no Cinema Batalha. 

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens