04/10/2024 às 10:13
| 2 min de leitura
Publicidade
Casa cheia e muita emoção. Assim foi o primeiro show deste ano de Roberto Carlos em Portugal, nesta quinta (3), em Lisboa. Com ingressos esgotados, mais de 10 mil pessoas assistiram às duas horas de apresentação do rei na Altice Arena.
Na chegada, ainda do lado de fora da casa de shows, a ansiedade tomava conta dos fãs que aguardavam em fila a abertura dos portões. O falatório, fora ou dentro do espaço, indicava gente de toda a CPLP: Cabo Verde, Angola, Portugal e, claro, Brasil.
A primeira fila era quase toda composta por convidados que, antes do show, confraternizavam no gargarejo. O vozerio frenético se silenciou, porém, quando as luzes foram apagadas. Imediatamente, o público em uníssono começou a gritar o nome de Roberto, recebido em coro de fãs, numa mistura dos vários sotaques em português.
Roberto subiu ao palco às 21h20. Todo vestido de branco, o rei diz: "Eu quero dizer uma coisa para vocês. Simples, mas importante: quando eu estou aqui, eu vivo esse momento lindo; olhando pra você e as mesmas emoções sentindo", e começa o show de Roberto Carlos, abrindo com "Emoções".
No clássico, a euforia do público explodiu. Acompanhado da orquestra guiada pelo maestro e longo companheiro de música Eduardo Lages, o cantor trouxe um repertório de sucesso e íntimo dos fãs. Algumas canções nitidamente foram as preferidas: "Calhambeque" e "Nossa Senhora" —esta com direito a coro do público.
Numa das conversas com a plateia, o rei aproveitou para dizer que nas relações entre homem e mulher, são elas que ganham. "A coisa funciona do jeito que elas querem. Então, meus irmãos, não me decepcionem", brincou Roberto. Foi aplaudido.
Uma das músicas que mais faz sucesso com o público em Portugal é "As Baleias", cantada pelo artista logo início do show. Ao interpretá-la, Roberto demonstrou saudade de outro companheiro de longa data. "Éramos eu e ele, sempre preocupados com a natureza".
Parceiro de composição, amigo de fé e irmão camarada, Erasmo Carlos, parceiro do rei na composição. Amigo de tantas horas, Erasmo morreu em novembro de 2022. "As Baleias" é um apelo poderoso pela consciência ambiental e a preservação da vida marinha.
Com 83 anos de idade, 60 deles dedicado à carreira, Roberto Carlos emocionou a plateia durante as duas horas de show. As últimas canções foram com público de pé: "Amigo", "Como é Grande o Meu Amor Por Você" e "Jesus Cristo".
Ao final, as tão esperadas rosas, nas cores branca e vermelha, foram distribuídas por Roberto e disputadas por quem se aventurou na fila do gargarejo no fim do espetáculo. Com ou sem flores, é uma noite para se guardar na memória.
As outras apresentações do rei
Sempre é tempo de Roberto Carlos e sorte das 40 mil pessoas, total de público dos quatro shows, que vão conferir o rei nessa passagem por Portugal. Nesta sexta (4), ele faz mais uma noite em Lisboa. E no domingo (6) e segunda (7), os shows serão em Braga.
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.