Ex-presidente americano é favorito no Partido Republicano Crédito: Shealah Craighead, White House

Ex-presidente americano é favorito no Partido Republicano Crédito: Shealah Craighead, White House

O que esperar de um retorno de Donald Trump

Ex-presidente se prepara para sua terceira disputa eleitoral consecutiva

05/03/2024 às 11:26 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

O quão impactante foi a até agora única passagem do bilionário Donald Trump pela Casa Branca?

As respostas disponíveis a esta pergunta, que seguirá aberta enquanto houver historiadores, são superlativas. Assumindo critérios como funcionamento das instituições democráticas, políticas públicas e relação entre autoridades e movimentos políticos, os julgamentos iniciais consideram profundas as marcas deixadas pelo bilionário.

“Trump foi muito influente, mais do que o pensado na época. Ele foi diferente de tudo o que a democracia americana já viveu nas últimas décadas, ou mesmo desde sempre”, afirmou à BRASIL JÁ o historiador da Universidade de Princeton Julian Zelizer, autor de A Presidência de Donald J. Trump: Uma primeira avaliação histórica. “Ele expôs como é fácil ignorar as barreiras de proteção tradicionais da política americana, que têm sido importantes para conter os nossos líderes e o seu uso do poder”.

DO EDITOR: O sapo e a panela

Mais de três anos depois de deixar o cargo sem reconhecer a sua derrota nas urnas (método seguido por seu par no Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro), contando incontáveis mentiras e falsas denúncias de fraude para tentar continuar no poder, atiçando nesse processo cerca de dois mil apoiadores que invadiram e depredaram o Congresso, Trump se prepara para sua terceira disputa eleitoral consecutiva.

Ao contrário das outras vezes, desfruta há meses da liderança na maioria das pesquisas. Teme-se que agora esteja muito mais ciente do que precisa fazer para —uma vez eleito— impor sua vontade e tratorar a oposição.

Mas o que ocorreu para esse aparente favoritismo? Até 5 de novembro há chances de mudar? Como? E, afinal, o que realmente estará em jogo nas urnas?

ASSINANTE: Continue a ler O Mundo de Trump

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens