O brasileiro Bernardo Tochilovsky foi eleito pelo voto popular para expor o quadro "Galo no Sítio" no Carrossel do Louvre, em Paris, entre os dias 18 e 20 de outubro deste ano.
O anúncio aconteceu no último sábado (17), durante a cerimônia de premiação do Prêmio Dama de Ouro, realizada no Centro Empresarial do Porto.
O evento, idealizado pela curadora brasileira Cristina Bernardini, reuniu artistas de várias partes do mundo, destacando o talento dos criadores e promovendo a arte como uma linguagem universal.
Com 195 mil votos contabilizados, o baiano Tochilovsky foi escolhido como vencedor da categoria de voto popular, garantindo sua participação no espaço que é uma extensão do Museu do Louvre, de relevância histórica quanto e palco de prestigiadas exposições internacionais.
Além do prêmio de voto popular, a competição consagrou outros artistas em categorias principais.
O segundo lugar foi concedido à "La mala más mala de todos los tiempos", obra da espanhola Esther Pelaez, que terá uma exposição individual na Dama Art Gallery.
A premiação também homenageou outros artistas com menções honrosas. O brasileiro Luciano Novais recebeu a primeira menção honrosa com a pintura "Dona Cristina", enquanto a segunda foi atribuída ao português Corre Pé, com a tela "O Filósofo".
A terceira menção honrosa foi concedida à obra "Sequência", da portuguesa Filomena Parra, e a quarta ao brasileiro Guto Barros, por sua obra "Timidez".
Bernardini, que vive em Portugal há mais de 30 anos, falou à BRASIL JÁ sobre a simbologia do prêmio que ela considerar ser uma plataforma que dá visibilidade a talentos emergentes e consolida a arte em língua portuguesa no cenário internacional.
“Acredito que essa noite vai ficar marcada para os artistas como um incentivo à valorização da arte e reconhecimento dos artistas num evento criado para enaltecer a arte em língua portuguesa.”
A premiação
O Prêmio Dama de Ouro é uma iniciativa da associação cultural Atlas Violeta e reflete a paixão da curadora pela promoção da arte e da cultura.
A edição deste ano contou com a participação de 41 finalistas de diferentes nacionalidades, incluindo brasileiros, portugueses, suíços, romenos, franceses, espanhóis, italianos e cabo-verdianos.
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.