Protesto por regularização (Arquivo). Crédito: Solidariedade Imigrante, Reprodução Facebook

Protesto por regularização (Arquivo). Crédito: Solidariedade Imigrante, Reprodução Facebook

Aima divulga calendário para eleições de representantes de imigrantes em conselho

Cinco maiores comunidades imigrantes terão cadeira no Conselho Nacional para as Migrações e Asilo (CNMA)

01/10/2024 às 14:45 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Aima) divulgou nesta segunda (30) o calendário para a eleição dos representantes das cinco maiores comunidades imigrantes no Conselho Nacional para as Migrações e Asilo (CNMA), criado pelo Decreto-Lei n.º 53/2024.

O conselho é um órgão consultivo e permanente para incentivar a participação das comunidades imigrantes na definição das políticas públicas. 

Afirma a Aima que a participação das comunidades no conselho é fundamental para garantir que necessidades e perspectivas sejam "devidamente consideradas nas decisões governamentais".

A representatividade das associações no colégio eleitoral, afirma o comunicado da Aima, será garantida por:

- Associações com estatutos que reflitam o trabalho específico com a comunidade correspondente;

- Associações cujas diretorias sejam formadas por, no mínimo, 50% de membros da comunidade ou seus descendentes;

- Associações compostas por, no mínimo, 50% de associados oriundos da comunidade ou seus descendentes.

O processo abarca as comunidades brasileira, angola, cabo-verdiana, guineense e indiana, com o mandato até 2027. 

Neste contexto, a Aima dará início ao processo eleitoral para eleger os representantes dessas cinco maiores comunidades imigrantes de países terceiros, seguindo o cronograma abaixo:

- 30 de setembro: envio de comunicação oficial por e-mail às associações de imigrantes e seus descendentes pertencentes às cinco maiores comunidades de países terceiros, com representatividade reconhecida, contendo todas as informações necessárias. Cada associação participará em um único colégio eleitoral.

- 2 de outubro: data limite para atualização do colégio eleitoral e envio de documentos (censo atualizado, cópia dos estatutos e ata das eleições e posse dos órgãos sociais). As associações poderão indicar candidatos ao colégio eleitoral ao qual pertencem, enviando a proposta com o nome do candidato ou candidata, além dos documentos citados, por e-mail para eleicoes.cnma@aima.gov.pt. 

O direito de voto será conferido apenas às associações que estiverem em conformidade com seus estatutos no que se refere à eleição de seus órgãos sociais.

- 3 de outubro: o caderno eleitoral definitivo, a lista final dos candidatos de cada colégio eleitoral e a relação das associações aptas a votar será publicado no site da Aima até o final deste dia.

- 7 de outubro: o processo eleitoral ocorrerá no dia 7 de outubro, por meio do envio do voto via carta registrada para Aima/Respect, na Avenida António Augusto Aguiar, n.º 20, 1069-119 Lisboa.

- 10 de outubro: os resultados eleitorais serão divulgados na página da Aima até o final do dia 10 de outubro.

Todas as informações sobre o processo eleitoral podem ser consultadas no site da Aima. Para mais esclarecimentos, a agência disponibilizou o seguinte e-mail: eleicoes.cnma@aima.gov.pt.

LEIA MAIS:

Aima cancela agendamentos sem aviso prévio e frustra imigrantes

Ações na Justiça contra a Aima crescem 150% desde o fim da manifestação de interesse

Presidente da Aima admite que processos pendentes podem ser menos que 400 mil

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens