Grupo de estudantes brasileiros protestam em frente à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 16 de maio de 2023. Crédito: Filipe Amorim, Agência Lusa

Grupo de estudantes brasileiros protestam em frente à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 16 de maio de 2023. Crédito: Filipe Amorim, Agência Lusa

Brasileiros serão sempre bem-vindos em Portugal, diz secretário de Negócios Estrangeiros

Nuno Sampaio participou da comemoração do Dia Nacional de Portugal na embaixada portuguesa em Brasília

11/06/2024 às 10:00

Apesar dos casos de xenofobia em alta, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio, disse na segunda (10) que os brasileiros continuarão sempre sendo muito bem-vindos ao país. 

“A enorme comunidade de brasileiros que vive em Portugal tem contribuído muito para a solidificação das nossas relações, para estreitar as relações culturais, tem contribuído muito para a economia portuguesa e são e vão continuar a ser sempre muito, muito bem-vindos”, afirmou o secretário. 

Nuno Sampaio participou da comemoração do Dia Nacional de Portugal na embaixada portuguesa em Brasília. Na mesma data, também se celebrou os 500 anos do nascimento de Camões. 

Quase 30 anos depois de Alcindo, racismo ainda não é crime em Portugal

Gratuidade à justiça em tribunal exclusivo para imigração é estudada

Celebração do Dia Nacional de Portugal. Crédito: Sabrina Craide, Agência Brasil

Plano para migrações atira milhares na clandestinidade, afirma SOS Racismo

Na última semana, o governo português aprovou o Plano de Ação para as Migrações, para regularizar a entrada de pessoas de outros países. O plano tem 41 pontos que, segundo o governo, têm como objetivo “corrigir os graves problemas nas regras de entrada em Portugal”.

O embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, disse que a demanda de brasileiros em busca da cidadania e vistos para Portugal continua alta. 

Ele anunciou que até o fim do ano a companhia aérea portuguesa TAP vai inaugurar um voo direto entre Florianópolis e Lisboa. Será a 12ª cidade brasileira atendida pela empresa.

Lula conversa com Marcelo

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, recebeu uma ligação do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na conversa de cerca de 15 minutos, os dois trataram de temas da política internacional e das novas regras de imigração de Portugal, mais rígidas e que passaram a exigir de estrangeiros um visto específico nos consulados portugueses.

Marcelo ressaltou, no entanto, que as novas condições não se aplicam a brasileiros nem a integrantes de nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 

As nações que falam português, segundo o texto aprovado em Portugal, estão no perfil preferencial de migrantes com vantagens de acesso e flexibilidade na regularização.

O dirigente português afirmou ainda que tem a intenção de fazer uma nova visita ao Brasil em fevereiro de 2025.

Com a Agência Brasil

Últimas Postagens