A premiação já contemplou os autores brasileiros Murilo Carvalho, Itamar Vieira Junior e Victor Vidal, e tem contado cada vez mais com a participação de escritores do país.
A última edição foi a mais concorrida desde a criação da homenagem, em 2008, e o Brasil representou 63% das inscrições. Para a organização do LeYa, isso demonstra a importância de elo cultural entre Portugal e o Brasil.
Em 2024, houve 1 123 inscrições, vindas de quinze países: Alemanha (4), Angola (15), Austrália (1), Bélgica (2), Brasil (708), Cabo Verde (5), Espanha (3), Estados Unidos (3), França (4), Guiné-Bissau (1), Itália (3), Moçambique (19), Portugal (350), Reino Unido (2) e Suíça (3).
O Leya é um dos mais importantes e reconhecidos prêmios literários para livros originais escritos em língua portuguesa e a seleção das obras é feita por um júri independente.
Ao longo do processo de leitura e avaliação, a autoria dos romances é desconhecida, sendo desvendada após a decisão final.
Até ao momento, o Prémio LeYa já premiou treze livros e permitiu a publicação de outros quarenta inéditos. Em 2010, 2016 e 2019, o júri não atribuiu o prêmio por entender que nenhum dos candidatos correspondeu “à importância e ao prestígio” da premiação.
Em 2020 o concurso foi suspenso devido à epidemia da Covid.
Silva Duarte retratou, assim, Portugal dos anos 1960. A obra também leva o leitor ao anúncio metafórico do 25 de abril.
Conheça todos vencedores:
O Rastro do Jaguar, Murilo Carvalho – 2008
O Olho de Hertzog, João Paulo Borges Coelho – 2009
O Teu Rosto Será o Último, João Ricardo Pedro – 2011
Debaixo de Algum Céu, Nuno Camarneiro – 2012
Uma Outra Voz, Gabriela Ruivo Trindade – 2013
O Meu Irmão, Afonso Reis Cabral – 2014
O Coro dos Defuntos, António Tavares – 2015
Os Loucos da Rua Mazur, João Pinto Coelho – 2017
Torto Arado, Itamar Vieira Junior – 2018
As Pessoas Invisíveis, José Carlos Barros – 2021
A Arte de Driblar Destinos, Celso Costa – 2022
Não há Pássaros Aqui, Victor Vidal – 2023
Pés de Barro, Nuno Miguel Silva Duarte – 2024
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.