Homenageado da Feira Internacional de Turismo de Madri 2025, o Brasil estará no evento com a sua rica diversidade cultural, do Norte ao Sul do país.
Além dos destinos icônicos como Amazônia e Lençóis Maranhenses, outros lugares menos explorados —e igualmente incríveis— terão espaço com o objetivo de atrair mais turistas.
Entre os destaques do país estará a litorânea Maricá. Localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a cidade é um paraíso natural, com 46 quilômetros de praias e seis lagoas, além de canais, ilhas, rios, cachoeiras, trilhas, serras e restinga.
“Estaremos pela segunda vez em uma das maiores feiras de turismo do mundo. Queremos apresentar a nossa gastronomia, nossos atrativos, nossas ofertas e como as pessoas podem conhecer e investir em Maricá. Vamos levar produtos e fazer reuniões com operadores turísticos e jornalistas que desejam cobrir a América do Sul”, contou à BRASIL JÁ José Alexandre Almeida, secretário de Turismo, Comércio e Indústria do município.
A cidade terá um estande temático de vinte metros quadrados, posicionado ao lado do espaço da Embratur, durante os quatro dias de evento, que irá de 22 a 26 de janeiro no centro de convenções Ifema Madri.
“Estaremos com várias ações em paralelo e, inclusive, vamos levar artistas locais para representar o projeto Complexo Samba, Futebol e Caipirinha, do prefeito Washington Quaquá. Queremos comercializar Maricá tanto para o Brasil quanto para o mundo.”
Além da costa, o turismo rural e de aventura de Maricá também serão promovidos durante a feira na capital espanhola.
“É possível curtir o mar pela manhã e aproveitar uma moda de viola à noite, por exemplo. Temos cachoeiras, casarões históricos e muitas alternativas para quem deseja ir além das praias”, disse o secretário, acrescentando que a participação na Fitur é uma oportunidade de internacionalizar o município.
“O prefeito [Washington Quaquá] quer começar por Portugal e Espanha. A ideia não é só promover a visitação, mas oportunidades de investimento”, completou.
Profissionalização de guias para receber estrangeiros
José Alexandre Almeida disse que, por meio do plano Maricá 2030, desenhado para estimular o desenvolvimento do turístico sustentável da cidade, foi criada a Associação dos Guias de Turismo de Maricá e, com ela, se espera formar equipes capazes de receber melhor estrangeiros, com equipes bilíngues.
“Nos últimos dois anos, realizamos a certificação dos profissionais no Ministério do Turismo com o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, o Cadastur. São guias realmente credenciados que passaram por treinamentos em cada área, turismo rural, gastronômico, religioso."
A partir de agora, a administração municipal quer oferecer cursos de inglês e espanhol aos profissionais para estreitar o contato com o turista internacional.
As medidas, segundo o secretátio, têm como objetivo fortalecer a visibilidade de Maricá e a oferta da cidade como destino turístico. Isso inclui a urbanização do Centro da cidade, revitalização das orlas e construção de hotéis.
“Isso mostra como estamos nos preparando para receber o novo turista que chegará em breve”, afirmou o secretário.
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.