Resultado de uma pesquisa que durou cinco anos, estreia em Portugal, na quarta (6), o espetáculo "Virginia", de Cláudia Abreu. É o primeiro monólogo da carreira da atriz, que idealizou e criou o texto sobre a autora inglesa Virginia Woolf.
"Estou muito feliz porque eu morei aqui [em Portugal] durante um tempo na pandemia. E eu já estava escrevendo a peça. Então, era um desejo antigo poder também encenar em Portugal", afirmou Cláudia à BRASIL JÁ.
Aos 54 anos, a atriz incorpora Virginia num espetáculo que desfia as tragédias pessoais vividas pela escritora. Adeline Virginia Woolf, o nome completo da autora, nasceu em Londres, em 1882, e se suicidou em 1941, aos 59 anos.
Quando acompanhava o consagrado sarau Rua das Pretas, no último sábado, Cláudia Abreu contou à reportagem que durante à elaboração da peça já pensava em trazê-la para Portugal.
"E finalmente, depois de dois anos e meio em cartaz no Brasil, vou estrear em Portugal", celebrou a atriz.
O espetáculo "Virginia" viajou quase todo o Brasil, sendo visto por cerca de 40 mil pessoas nos teatros do outro lado do Atlântico.
A intimidade de Virginia
A dramaturgia do monólogo vai no íntimo da vida da autora inglesa, que fez parte do modernismo britânico com textos feministas. Uma de suas obras mais conhecidas é o romance “Mrs. Dalloway”, de 1925.
Ao longo dos cinco anos de estudo, Abreu pesquisou a fundo o universo de Virginia Woolf, a vida e a obra da escritora.
A chegada de "Virginia" nestas terras reforça percepção de que cada vez mais espetáculos brasileiros vêm para Portugal. Começando o segundo mês do ano, já podemos mencionar as passagens, só em 2025, das também atrizes Claudia Raia e Mel Lisboa.
Claudia Raia segue em cartaz com "Menopausa" e Mel Lisboa trouxe seu espetáculo de música cantando Rita Lee. O vai e vem na cultura entre Brasil e Portugal amplia os espaços de atuação e dá fôlego ao setor.
"A gente tem que aproveitar esse movimento entre os países porque é muito difícil viajar por outros países da América Latina, por conta da língua, a não ser que tenha legenda. Eu, por exemplo, fiz 'Virgínia' no México, no Festival de Guanajuato, em outubro, e foi maravilhoso, mas com legenda", detalhou.
É nesse contexto que a atriz exalta a possibilidade de poder viajar e apresentar a peça a um público que também fala português.
Sobre a rotina por aqui, a atriz disse que mantém hábitos simples e aproveita o ritmo mais pacato para descansar:
Eu gosto de fazer coisas simples, como passear pelo Monsanto, de andar de bicicleta ali na beira do Tejo, ir ao cinema. E gosto de comer bem. E de ficar lendo, aproveitando essa atmosfera tranquila.
Virginia fica em cartaz no Teatro Maria Matos entre 6 e 9 de fevereiro. De quinta a sábado a peça será às 21h, e no domingo às 17h. Depois do espetáculo, a atriz desce do palco para encontrar o público, para o que definiu como um momento intimista.
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.