Domingo, 9, foi dia de eleição para o Parlamento Europeu Crédito: Dumitru Doru, Epa, Lusa

Domingo, 9, foi dia de eleição para o Parlamento Europeu Crédito: Dumitru Doru, Epa, Lusa

Projeções dão empate técnico entre o PS e a AD nas eleições europeias

Chega e Iniciativa Liberal ficam, segundo as mesmas pesquisas, com dois ou três eurodeputados

09/06/2024 às 20:20 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

As projeções para os resultados das eleições para o Parlamento Europeu divulgadas pela RTP, SIC e TVI/CNN dão empate técnico entre o PS e a AD (Aliança Democrática).

De acordo com a sondagem realizada pela Universidade Católica Portuguesa para a RTP, o PS e a AD ficam empatados, estando os socialistas com um intervalo entre 28% e 34% dos votos, obtendo seis a oito deputados, e a coligação com um resultado entre 28% e 33%, também com seis a oito mandatos.

A mesma projeção com base numa pesquisa boca de urna dá empate entre a Iniciativa Liberal e o Chega, com 8% a 12% dos votos, podendo eleger entre dois a três eurodeputados.

A sondagem dá, ainda, um empate entre o Livre, Bloco de Esquerda e a CDU, com 3% a 5% dos votos, o que corresponde a intervalo entre zero e um mandatos. PAN e ADN não elegen qualquer deputado, segundo a sondagem.

Europeias: O que está em jogo?

Já a projeção do ICS/ISCTE/GFK Metris para SIC aponta para uma um empate entre o PS e AD, com um intervalo 29,2% e 33,6% e 28,4% e 32,8%, respetivamente, podendo eleger entre sete e oito mandatos.

A projeção prevê um intervalo entre 7,5% e 10,9% para o Chega, que pode se traduzir na eleição de dois a três eurodeputados, o mesmo número estimado para a Iniciativa Liberal (entre 8,1% e 11,5%).

De acordo com a mesma sondagem, a CDU, o Bloco de Esquerda e o Livre podem eleger um mandato e o PAN, nenhum.

Também a projeção da TVI/CNN aponta para um empate entre o PS e o AD, com vantagem para o Partido Socialista.

A sondagem prevê um intervalo entre 27,7% e 33,7% para o PS, que pode eleger entre seis e oito eurodeputados, enquanto a AD, com uma margem entre 26% e 32% poderá atingir o mesmo número de mandatos.

Com Agência Lusa

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens