Luiz Eduardo Baptista, o BAP, novo presidente do Flamengo. Crédito: Paula Reis, Clube de Regatas do Flamengo

Luiz Eduardo Baptista, o BAP, novo presidente do Flamengo. Crédito: Paula Reis, Clube de Regatas do Flamengo

Resultado de eleição no Flamengo distancia clube carioca do Leixões

Presidente eleito, BAP disse durante a campanha ser contrário à proposta que envolve time da segunda divisão portuguesa

10/12/2024 às 11:25 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

A eleição de Luiz Eduardo Baptista, conhecido como BAP, como novo presidente do Flamengo para o triênio 2025-2027, marca uma mudança significativa na direção do clube carioca. 

BAP, que liderou a chapa de oposição "Raça, Amor e Gestão", conquistou 1 731 votos, superando Rodrigo Dunshee, candidato da situação, e Maurício Gomes de Mattos, também da oposição.

MAIS: Flamengo e Leixões: uma negociação ainda incerta às vésperas das eleições

Com a posse de BAP, prevista para 18 de dezembro de 2024, as negociações entre o Flamengo e o Leixões, clube da segunda divisão portuguesa, esfriam. O acordo previa que o Flamengo assumisse a gestão do Leixões por três anos, com a possibilidade de adquirir o clube ao final desse período.

Isso porque BAP já declarou ser absolutamente contrário ao acordo, o que fez a administração do Leixões puxar o freio de mão nas tratativas. 

Durante a campanha, ainda candidato, ele colocou em xeque a internacionalização da marca Flamengo via compra de um clube de segunda divisão portuguesa.

O até então presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e a direção do Leixões, pretendiam acelerar a proposta, mas as negociações foram interrompidas em agosto devido a divergências internas e ao clima eleitoral. 

LEIA: Acordo prevê que Flamengo faça a gestão do Leixões por três anos, diz Rodrigo Dunshee

A situação acabou retirando a proposta da pauta do Conselho Deliberativo do Flamengo, responsável por analisar o projeto. 

Eleito, BAP é atualmente o presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo e, com a vitória, passará a ter maioria no próximo fórum deliberativo do clube. Isso indica que o acordo com o Leixões está praticamente descartado.

A revista BRASIL JÁ antecipou que a disputa na eleição do Flamengo gerava incertezas ao acordo com o Leixões. 

Com BAP, o mais provável é que a nova gestão repense os planos de internacionalização do Flamengo, buscando alternativas mais alinhadas à expansão global da marca.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens